Serviços Especializados

Pronto-socorro

Pronto-socorro

O Pronto-Socorro do Hospital Santa Marcelina é uma unidade referenciada na rede de urgência e emergência, que prioriza os atendimentos de alta complexidade e casos em que realmente há risco de morte.

Os pacientes atendidos no Pronto-Socorro vêm encaminhados da Unidade Básica de Saúde (UBS), do Ambulatório Médico de Especialidade (AME), da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e da Central de Regulação de Ofertas de Serviço de Saúde (CROSS).

O atendimento no Pronto-Socorro no Hospital Santa Marcelina segue um fluxo que visa priorizar casos de urgência e emergência e, desta forma, ampliar a sobrevida de pacientes que precisam de atendimento imediato.

 

Serviços Especializados

Banco de sangue
centro cirúrgico
hemodinâmica
internação
maternidade
Medicina Diagnóstica
oncologia
pediatria
Pronto-socorro
uti

Se o Pronto-Socorro é indicado para casos de urgência e emergência, onde devo procurar assistência médica?

O fluxo correto para atendimento nos casos em que a pessoa não esteja com vômitos, febre, diarreia e dores agudas é se dirigir às Unidades Básicas de Saúde (UBS), que são a porta de entrada para o atendimento via Sistema Único de Saúde (SUS). Se o paciente apresentar esses sintomas, ele deve procurar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima. Em casos mais graves, ele deve acionar o SAMU ou ir direto ao pronto-socorro de um hospital mais próximo.

No infográfico abaixo explicamos melhor como funciona o fluxo de atendimento do SUS.

Se o Pronto-Socorro é indicado para casos de urgência e emergência, onde devo procurar assistência médica?

Procure UBS mais próxima da sua residência

Você deve procurar uma UBS para passar em consulta de rotina ou para investigar o aparecimento de sintomas que não estejam acompanhados de febre, vômitos e dores agudas. Na UBS é possível fazer acompanhamento ginecológico, pediátrico, de doenças crônicas (diabéticos, hipertensos), tuberculose, hanseníase, entre outros. São realizados exames básicos (hemograma, Papanicolau, entre outros), vacinas, exames mais simples de diagnóstico por imagem, orientação, aconselhamento, inalação e demais procedimentos básicos, como curativos, entre outros.

Preciso de atendimento
com um especialista

Se você precisar ser examinado por um especialista, o médico da UBS onde está em tratamento fará o pedido de agendamento.
A marcação da consulta será realizada pelo Siga Saúde, um software padrão para agendamento de consultas na rede SUS.

Consulta em centros
especializados

O Siga fará o seu encaminhamento para o AMA (Assistência Médica Ambulatorial), Ambulatório Médico de Especialidades (AME) ou o AME/Especialidades mais próximo de sua residência para consulta com especialista mais indicado para sua condição clínica. Nestes centros são realizados procedimentos de intervenção, tratamento de doenças crônicas e agudas. Existem mais exames disponíveis aos usuários, como endoscopias e ecocardiogramas.
Há também médicos nas áreas de Cardiologia, Endocrinologia, Neurologista, Pneumologista, Ortopedia e Oftalmologia, entre outras especialidades.

Tenho
indicação
cirúrgica,
como devo
proceder?

O médico que solicitou a cirurgia fará o encaminhamento de acordo com a sua condição clínica. Se for uma cirurgia de pequeno porte pode ser realizada na própria AMA ou AME. Se for uma cirurgia de médio porte, o você poderá será encaminhado para os Hospitais da Rede de Saúde Marcelina: Itaquaquecetuba, Itaim Paulista e Cidade Tiradentes. Já para indicação de cirurgias mais complexas, como cardíaca, neurológica, oncológica, por exemplo, o encaminhamento é para o Hospital Santa Marcelina de Itaquera, onde receberá todo o acolhimento necessário, inclusive no pós-cirúrgico, se tiver indicação para tratamento complementar, como radioterapia, quimioterapia, entre outros. Pneumologista, Ortopedia e Oftalmologia, entre outras especialidades.

Qual unidade de saúde devo procurar quando estou com dor aguda, acompanhada ou não de febre, vômito e diarreia e sangramento, com cortes profundos, fratura, luxações, entre outras situações urgentes

Procure uma Unidade de
Pronto-Atendimento (UPA)

Elas funcionam 24 horas, durante 7 dias por semana, e tem condições de realizar praticamente quase todos os procedimentos de urgência e emergência.

Ao chegar à unidade, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisarão se é necessário encaminhar a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.

Acompanhamento com o especialista

Se o médico da UPA ver a necessidade de fazer um acompanhamento com um especialista, o agendamento será feito pelo Siga Saúde em até 30 dias em uma AMA (Assistência Médica Ambulatorial), Ambulatório Médico de Especialidades (AME) ou o AME/Especialidades mais próxima de sua residência.

Caso cirúrgico

Se o médico da UPA ver a necessidade de fazer uma cirurgia emergencial ou com urgência você será encaminhado para um dos Hospitais da Rede de Saúde Santa Marcelina, que será definido de acordo com a complexidade do caso.

Qual unidade de saúde procurar em casos de emergências provocadas por acidente de trânsito, arma de fogo ou branca, em que a pessoa tenha um mal súbito e/ou esteja inconsciente, vomitando sangue?

Ligar para o Samu
no 192

Se não tiver em situação de esperar o Samu, procurar imediatamente o Pronto-Socorro de  um hospital mais próximo da pessoa que estáprecisando de atendimento de emergência.

Saiba o que é e como funciona a Classificação de Risco

A Rede de Saúde Santa Marcelina utiliza o Protocolo de Manchester, que usa cores para indicar a prioridade clínica de cada usuário.

Emergência (vermelho)
Necessitam de atendimento imediato

Muito Urgente (laranja)
Necessitam de atendimento praticamente imediato

Urgente (amarelo)
Necessitam de atendimento rápido, mas podem aguardar

Pouco urgente (verde)
Podem aguardar atendimento ou serem encaminhados para outros serviços de saúde

Não urgente (azul)
Podem aguardar atendimento ou serem encaminhados para outros serviços de saúde

Compartilhe este conteúdo!