Serviços Especializados

Diagnóstico por imagem

Medicina Diagnóstica

O Setor de Diagnóstico por Imagem do Hospital Santa Marcelina atende pacientes pelo SUS, convênios e particulares nas mais diversas áreas.

Na unidade, equipamentos modernos, com tecnologia de última geração, e grande parte importada, garantem a qualidade dos serviços prestados.

Entre os diferenciais do setor, que disponibiliza mais de 40 tipos de exames, está a digitalização, que permite maior dinamismo e número de imagens gravadas em CD do que as antigas impressões em película. Além disso, os laudos são assinados por médicos especializados em cada área médica.

O atendimento se estende a pacientes internados em outras unidades hospitalares da rede Santa Marcelina e parceiras.

Entre os exames realizados estão ressonâncias magnéticas, tomografias computadorizadas, mamografias, ultrassonografias, densitometrias, radiologias em geral, urografias excretoras, ecocardiograma, holter, mapeamento da pressão arterial, espirometria, métodos endoscópicos, phmetrias, entre outros.

Veja mais detalhes abaixo:

Serviços Especializados

Banco de sangue
centro cirúrgico
hemodinâmica
internação
maternidade
Medicina Diagnóstica
oncologia
pediatria
Pronto-socorro
uti

CONHEÇA OS EXAMES DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM REALIZADOS

Ressonância Magnética

Avançado método, a ressonância cria um amplo campo magnético de imagens em 3D (três dimensões), possibilitando a análise de ossos, órgãos internos e tecidos do organismo de forma precisa e com alta definição, sem o uso de radiação, ao contrário do raio-X e da tomografia.

Tomografia Computadorizada

Uma evolução dos métodos radiológicos convencionais, a tomografia computadorizada traz imagens captadas por meio de raios-X, transferidas aos computadores e manipuladas para se obter imagens diagnósticas com precisão.

Mamografia

Com a emissão de raios-X, a mamografia é capaz de detectar alterações no tecido mamário, inclusive aqueles não perceptíveis no autoexame. Na maioria das vezes, é indicada para diagnóstico de câncer de mama e fundamental para identificar a doença no estágio inicial.

Ultrassonografia

Aproveitando o eco produzido pelo som para delinear as formas das estruturas internas do corpo, na ultrassonografia, as ondas de som refletidas são traduzidas graficamente por computadores em tempo real. É muito utilizada na área de ginecologia e obstetrícia, medicina interna e análise de pequenas partes do corpo.

Densitometria

Utilizado para medir a densidade óssea, comparando-a com os padrões para a idade, este método é eficaz para diagnóstico da osteoporose, monitoramento da progressão e da eficácia do tratamento aplicado. A densitometria é realizada com aparelho para medir a massa e a resistência óssea aos riscos de fratura.

Radiologia geral

Utilizada até hoje, a radiologia é a mais antiga técnica de diagnóstico por imagem, obtida quando raios-X projetados pelo aparelho atravessam a área do corpo a ser examinada.

Urografia excretora

O exame traz informações anatômicas essenciais e demonstra a função de todo o trato urinário. É frequentemente o procedimento radiológico inicial em casos de dores nas vias urinárias, hematúria, infecção do trato urinário, obstrução aguda, massas renais, urolitíase, nefrocalcinose e anormalidades congênitas.