Serviços Especializados

Pediatria

Pediatria

Com três unidades de internação pediátrica, o Hospital Santa Marcelina de Itaquera prioriza o atendimento humanizado e atividades lúdicas para estimular a interação dos pacientes, minimizando possíveis traumas no período de internação.

Os pacientes pediátricos contam com diferenciais, como atividades de leitura, música, desenhos, brinquedos terapêuticos, brinquedoteca e classe hospitalar, que somam resultados positivos.

Uma das iniciativas é o Viva e Deixe Viver, um grupo de contadores de histórias que faz a leitura beira leito. Já os Doutores da Alegria envolvem colaboradores e crianças em várias atividades durante as visitas, enquanto o Projeto Semeador tem foco na evangelização de pacientes e acompanhantes. No Ministério da Criança, elas aprendem a rezar o terço, e o Música nos Hospitais é marcado por apresentações de bandas com instrumentos musicais.

Na brinquedoteca da pediatria, espaço lúdico para atividades sociais e de entretenimento, individuais e coletivas, o clima é propício ao desenvolvimento de crianças em ambientes hospitalares, transformando o brinquedo no facilitador da recuperação de pacientes.

Lá, profissionais como a auxiliar de enfermagem e a pedagoga realizam testes com jogos e brinquedos parametrizados por idade para socialização com crianças. Ainda há espaço kids, vários brinquedos e televisão para DVDs e jogos, além de atividades dirigidas – com início, meio e fim – e livres, que podem ser escolhidas e trocadas na hora desejada.

As ações beira leito atendem pacientes pediátricos com restrições de locomoção à brinquedoteca e contemplam pintura, quebra-cabeça e incentivo à leitura de crianças e acompanhantes.

Serviços Especializados

Banco de sangue
centro cirúrgico
hemodinâmica
internação
maternidade
Medicina Diagnóstica
oncologia
pediatria
Pronto-socorro
uti

Especialidades

Além das ações de humanização, a unidade de Pediatria do Hospital Santa Marcelina Itaquera oferece atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), convênios e particular nas especialidades: cirurgia infantil, ortopedia pediátrica, oncologista ortopédico pediatra, neuroclínico pediatra, neurocirurgião pediátrico, hematologista pediátrico, hematologista pediátrico especialista em transplante de medula óssea, nefrologista pediátrico, reumatologista pediátrico, buco-maxilo pediátrico, nefrologista pediátrico, urologista pediátrico, cirurgião plástico pediátrico, otorrinolaringologista pediátrico, oncologia clínica pediátrica e gastrologia clínica pediátrica.

Classe hospitalar

Para manter o paciente/aluno mais próximo da sua vida escolar e do aprendizado, a classe hospitalar de pediatria do Hospital Santa Marcelina de Itaquera, inaugurada há seis anos, minimiza possíveis dificuldades no ensino. Também alfabetiza por idade e tempo de internação prolongada.

A professora visita diariamente os leitos, convidando os pacientes que estão no período letivo de estudos para participação voluntária nas aulas. Elas são trabalhadas de forma individualizada, conforme a idade, a série e a dificuldade de cada um, sempre fazendo uma ponte com a escola de origem.

Interpretação de texto, leitura e Matemática são as principais demandas da classe hospitalar, que prioriza a abordagem terapêutica e econômica. Além dessas ações, há uma aplicação de atividades encaminhadas pela base da escola e, algumas vezes, testes e trabalhos de compensação de ausência.

A classe escolar funciona de segunda a sexta-feira, das 13h15 às 17h30.

Compartilhe este conteúdo!