Banco de sangue

O Banco de Sangue do Hospital Santa Marcelina precisa diariamente de doação de sangue. Seja um doador.

A doação de sangue é um ato de amor ao próximo!

O Hospital Santa Marcelina realiza mensalmente de 4.000 a 6.000 transfusões de sangue e outros hemocomponentes (hemácias, plasma, plaquetas, crioprecipitado, etc) em pacientes internados, ambulatoriais, além de fornecer bolsas de sangue e hemocomponentes para diversos hospitais. Para conseguir manter os estoques são necessários de 3.000 a 4.000 doadores de sangue por mês, aproximadamente 140 doações por dia.

A doação de sangue é um ato voluntário, de generosidade, altruísta onde uma pessoa doa uma pequena parte do seu sangue e a partir dessa doação são produzidos de 3 a 4 hemocomponentes que serão transfundidos em pacientes com diversos tipos de doenças.

Para solicitar campanhas de doação de sangue, clique aqui!

Serviços Especializados

Banco de sangue
centro cirúrgico
hemodinâmica
internação
maternidade
Medicina Diagnóstica
oncologia
pediatria
Pronto-socorro
uti

Rápido, Seguro e Indolor

O processo de doação de sangue é divido em cinco etapas:

1. Cadastro do Doador

2. Verificação de Sinais Vitais e Hematócrito

3. Triagem Clínica

4. Coleta do Sangue

5. Lanche

Cada etapa é importante e visa proteger o doador e o paciente que receberá a transfusão. Todo processo dura aproximadamente 40 minutos.

Como doar?

Para doar basta comparecer ao Banco de Sangue Santa Marcelina:

  • Apresentar documento oficial de identidade com foto (RG/identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);

  • Estar bem de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos com acompanhante – pais ou responsável legal; primeira doação deve ser feita antes de completar 60 anos)
  • Pesar mais de 50Kg;
  • Não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação.

Cuidados pós-doação:

  • Evitar esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas;
  • Aumentar a ingestão de líquidos;
  • Não fumar por cerca de 2 horas;
  • Evitar bebidas alcoólicas por 12 horas;
  • Manter o curativo no local da punção por pelo menos de 4 horas;
  • Não dirigir veículos de grande porte, trabalhar em andaimes, praticar pára-quedismo ou mergulho no dia da doação.

Informações:

Rua Harry Danhemberg, 473 – Itaquera
Horário: Segunda a Sexta-feira, das 7h às 16h – Sábado das 7h às 12h (exceto feriado).
Para doação de plaquetas é necessário agendar. Clique aqui para saber mais sobre doações de plaquetas!
Telefone:
(11) 2523-0546

Para evitarmos aglomerações estamos trabalhando com doações agendadas.

Importante: O Banco de Sangue do Hospital Santa Marcelina atende, de segunda a sexta-feira, até 140 doadores e aos sábados, até 120 doadores. Ao atingir o número limite de doações o cadastro é encerrado.

AOS DOMINGOS O BANCO DE SANGUE ESTÁ FECHADO.

* O Hospital Santa Marcelina se preocupa com a segurança das crianças. Se alguma delas vier com você no dia da doação e tiver menos de 12 anos, traga um outro adulto para acompanhá-la.

Qual o período necessário de intervalo entre cada doação?

Homens: 60 dias
(até 4 doações por ano)

Mulheres: 90 dias
(até 3 doações por ano)

* Informações importantes para doadores de sangue:

Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue.

Alguns motivos de impedimentos temporários da doação (outros motivos serão verificados durante a entrevista de triagem clínica)

  • Gripe ou resfriado: aguardar 1 semana após a melhora dos sintomas;
  • Gravidez: após o nascimento aguardar 3 meses, se estiver amamentando aguardar 1 ano;
  • Uso de alguns medicamentos: serão avaliados caso a caso durante a entrevista clínica;
  • Pessoas que adotaram comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;
  • Tatuagens: deve aguardar 1 ano;
  • Transfusão de sangue: 1 ano;
  • Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina, em geral vacinas feitas com vírus vivo atenuado impedem a doação por 30 dias (vacinas contra febre amarela, rubéola, BCG, etc).

    Cirurgias e prazos de impedimentos:

  • Extração dentária: 72 horas;
  • Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: 3 meses;
  • Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem sequelas graves, tireoidectomia, colectomia: 6 meses;
  • Cirurgias cardíacas e neurológicas são impedimentos definitivos.
Atenção! O Hospital Santa Marcelina se preocupa com a segurança das crianças. Se alguma delas vier com você no dia da doação e tiver menos de 12 anos, traga um outro adulto para acompanhá-la.

Impedimentos definitivos da doação:

  • Hepatite viral após 11 anos de idade (exceto para caso de comprovação de hepatite A aguda com IgM reagente, a época do diagnóstico clínico);
  • Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;
  • Uso de drogas ilícitas injetáveis;
  •  Malária;
  • História de convulsões, epilepsias.

Para ser um doador de plaquetas é preciso:

  • Ser um doador de sangue de repetição;
  • Pesar no mínimo 60 kg;
  • Ter uma veia adequada para o procedimento;
  • Os outros critérios são idênticos a doação de sangue e o doador passará pelos mesmos processos de cadastro, avaliação dos sinais vitais, triagem clínica, coleta de plaquetas (aférese) e lanche.

SAIBA MAIS SOBRE DOADORES DE PLAQUETAS

Você que é um doador de sangue, já pensou ser doador de plaquetas?

O que são plaquetas?

Plaquetas são fragmentos de células responsáveis pela coagulação do sangue, ou seja, são um dos componentes da coagulação para evitarem e estancarem sangramentos.

Quem precisa receber transfusão de plaquetas?

Os pacientes em quimioterapia como leucemias, linfomas e transplantes de medula óssea necessitam quase diariamente transfusões de plaquetas.

Como obtemos a bolsa de plaquetas?

Uma das formas é pela tradicional doação de sangue. Quando você doa sangue sua doação pode ser dividida em 3 outras bolsas cada uma contendo um dos componentes do sangue: as hemácias, o plasma e as plaquetas. Quando nós obtemos uma bolsa de plaquetas dessa forma esta é uma pequena fração do que um paciente necessita, em média , alguns pacientes podem necessitar de 6 a 8 doadores/dia. Já a outra forma de doação é o doador de plaquetas por aférese. Dependendo do peso e da quantidade de plaquetas que ele possui, um doador de plaquetas por aféreses pode até doador duas bolsas numa única doação e cada bolsa dele pode ser o suficiente para o paciente, sem necessitar de mais outras frações.

Como é feito a doação de plaquetas por aférese?

Primeiro, é preciso já ser doador de sangue, ter um peso acima de 60kg, e ser avaliado pela nossa equipe quanto à condição das veias do braço para coleta. A aférese é um método que permite a retirada de somente plaquetas sem perda de sangue. O tempo médio para uma doação de plaquetas por aférese é de 90 minutos. Após a avaliação da nossa equipe quanto às condições de acesso venoso para coleta, iremos agendar um dia e hora para a sua coleta.

Doe sangue com responsabilidade

Você sabe o que é janela imunológica? É o período entre a contaminação da pessoa por um determinado agente infeccioso (HIV, hepatite e etc.) e a sua detecção nos exames laboratoriais. No período da janela imunológica os exames são negativos, mas mesmo assim o sangue doado é capaz de transmitir o agente infeccioso aos pacientes que o receberem. A sinceridade ao responder as perguntas do questionário que antecede a doação é importante para evitar a transmissão de doenças aos pacientes. Nunca doe sangue se você quiser apenas fazer um exame para AIDS. Neste caso, procure um Centro de Testagem Anônima e gratuita.

Você e sua empresa podem organizar uma campanha para doação de sangue!

O Banco de Sangue Santa Marcelina não realiza campanhas externas, mas ficaremos felizes em receber sua campanha em nosso espaço.

Interessados em realizar uma campanha de doação entrar em contado no email: bscampanha@santamarcelina.org para organização do evento.

O atendimento aos participantes da campanha será feito por ordem de chegada para abertura de ficha.

Nas campanhas o registro do evento com fotos somente com autorização da enfermeira responsável do setor e realizada por apenas 01 representante do grupo, as fotos devem ser restritas aos participantes da campanha. Filmagens são proibidas.

Todas as regras para doação de sangue também se aplicam as campanhas.

• O atendimento será feito por ordem de chegada.

• Doadores menor deverão estar acompanhados dos pais ou responsável legal.

Informações:

Rua Harry Danhemberg, 473 – Itaquera

Horário: Segunda a Sexta-feira, das 7h às 16h – Sábado das 7h às 12h (exceto feriado).
Para doação de plaquetas é necessário agendar.

Telefone: (11) 2523-0546

Para evitarmos aglomerações estamos trabalhando com doações agendadas.

Importante: O Banco de Sangue do Hospital Santa Marcelina atende, de segunda a sexta-feira, até 140 doadores e aos sábados, até 120 doadores. Ao atingir o número limite de doações o cadastro é encerrado.

AOS DOMINGOS O BANCO DE SANGUE ESTÁ FECHADO.