No mês de março, em alusão ao Mês da Mulher, as unidades Itaquaquecetuba e Itaim Paulista promoveram a campanha “Dormir de barriga para cima salva vidas”.

A iniciativa tem como objetivo conscientizar as mães sobre a importância de deixar os bebês de barriga para cima após a amamentação, evitando a broncoaspiração.

O Dr. Edgar Hotta, Coordenador da Saúde da Mulher e Mestre em Ginecologia pela UNESP de Botucatu, listou alguns cuidados importantes para as mães:

  • Colocar o bebê de barriga para cima;
  • Utilizar uma superfície firme para dormir;
  • Utilizar um colchão adequado e um berço aprovado por normas de segurança;
  • Elevar a cabeceira com um travesseiro por baixo do colchão;
  • Não colocar objetos soltos como: travesseiros, colchas e protetores de berço e ajustar o aquecimento do bebê com suas próprias roupas.

O aleitamento materno protege contra óbitos infantis relacionados ao sono, deve ser exclusivo até os 6 meses de idade e o lugar mais seguro para o bebê dormir é em seu próprio berço, no quarto dos pais.

Linha de Cuidado Materno Infantil na Atenção Primária

Desde 2018, as unidades do Santa Marcelina Saúde na Atenção Primária atuam no programa “Time na Saúde”.

A metodologia inovadora da instituição visa promover as linhas de cuidado na atenção básica, e inclui o “Time Maternar” com foco na saúde das gestantes e das crianças, visando a qualificação da assistência em toda as fases do cuidado. Uma importante meta desse grupo é reduzir a mortalidade materno-infantil nas regiões de atuação da APS.