Iniciativa visa contribuir com a redução de custos e impactos indesejados ao meio ambiente com a substituição dos veículos que utilizam motor a combustão interna por modelos elétricos

No último sábado (26) o Santa Marcelina Saúde Itaquera participou da Hora do Planeta 2022 com atividades que despertaram aos participantes as questões socioambientais que afetam a comunidade, e como a Instituição atua de forma constante para promover a conscientização ambiental e as práticas adotadas atualmente.

Mais de 200 pessoas compareceram a iniciativa promovida anualmente pela ONG WWF, que incentiva o desligar das luzes por 60 minutos para conscientizar o maior número de pessoas para as causas ambientais e reflexão sobre os impactos das mudanças climáticas no planeta.

Colaboradores, familiares e o público em geral estiveram presentes para conhecer as ações desenvolvidas em prol das causas ambientais. Entre as unidades de saúde, foram 36 unidades presentes, com ao menos um representante, que puderam conhecer ainda mais as atividades socioambientais implementadas.

Nova frota elétrica
O público pode conhecer a mais recente iniciativa do Santa Marcelina Saúde que é a substituição da matriz energética dos veículos que utilizam motor a combustão interna por elétricos, que permite à instituição soluções técnicas mais limpas também nas atividades logísticas.

Os carros e motos elétricos fazem parte de um conjunto de medidas socioambientais já praticadas, contribuindo com a redução de custos e impactos indesejados ao meio ambiente, seguindo as diretrizes institucionais.

Ainda foi possível ao público presente participar de um curto circuito para conhecerem mais sobre os veículos elétricos e sua funcionalidade.

Atividades culturais e premiação do Concurso Cultural da Hora do Planeta 2020

A ação também contou com uma apresentação especial do Quinteto de Metais, do Santa Marcelina Cultura, com um repertório variado com trilhas de filmes famosos e de desenhos animados.

E após dois anos foi possível, seguindo os protocolos sanitários, conhecer e premiar as unidades que participaram do Concurso Cultural da Hora do Planeta 2020. Ao todo 18 unidades participaram e as vencedoras com os seguintes temas foram:

1º Lugar – AMA Juscelino Kubistchek: Toda hora é Hora do Planeta
2º Lugar – UBS Nossa Senhora do Carmo: Selo é Hora do Planeta
3º Lugar – UBS Jardim Maia: Paradinha da Hora do Planeta
4º Lugar – UPA Tito Lopes: Hora do Planeta na UPA
5º Lugar – UBS Thérsio Ventura: Rock do Planeta

A Unidade Hospitalar Itaquera também se destacou com um prêmio especial pela maior participação de colaboradores durante o evento.

Além disso, o evento contou com sorteio de brindes e a presença do tradicional Urso Panda, símbolo da WWF mundialmente reconhecido, que animou os participantes e reforçou a mensagem do papel de cada um para a conservação do planeta e para as causas ambientais.