O momento de dar à luz é um dos momentos mais importantes na vida de uma mulher, e a chegada de um filho representa a completude da família.

Para eternizar ainda mais esse momento, a equipe da Saúde da Mulher do Santa Marcelina Saúde do Itaim Paulista desenvolveu o projeto chamado “Carimbo da Placenta – A árvore da Vida”, que se trata de uma ação humanizada onde um desenho é confeccionado em folha de papel, com tinta guache colorida envolvidos na placenta da mãe, com formato de uma árvore com ramificações.

O nome do projeto remete ao significado e ao formato do órgão, pois o caule é o cordão umbilical, os galhos são as extensões dos vasos sanguíneos e as folhas, o tecido placentário. São descritas mensagens de carinho pela equipe que remetem paz, saúde e trechos bíblicos manifestando todo o desejo de uma vida regada de bênçãos e muito amor.

“Essa ação voltada para um parto mais humanizado garante uma experiência única para a paciente e possibilita que ela tenha em forma de quadro uma lembrança eterna deste momento tão especial em que o Hospital Santa Marcelina do Itaim Paulista tem a honra e o orgulho de fazer parte. A placenta é a representação mais pura de força e conexão, ligação única entre a mãe e o bebê, sendo representativamente sua imagem o início da vida para essa criança’, disse Dra. Sheila Rocha, médica ginecologista e grande entusiasta desta prática junto com a equipe de enfermagem.

Essa ação de entregar a arte da ‘Árvore da Vida’ para as mães, já é conhecida em grandes hospitais do mundo todo, sendo uma forma lúdica de proporcionar uma lembrança desse momento tão importante, o nascimento do bebê e sua separação de dentro do útero materno para iniciar sua própria vida.

O projeto já é realizado pela equipe médica e de Enfermagem Obstétrica da Maternidade na unidade do Itaim Paulista desde novembro de 2021, e está descrito no manual de boas práticas do hospital.