O Santa Marcelina Saúde, em Porto Velho (RO), realizou uma importante ação no dia 7 de julho em alusão ao Dia Estadual de Mobilização para Controle da Hanseníase. A atividade realizada anualmente faz parte dos trabalhos da Equipe Multidisciplinar e do Grupo de Autocuidado que procura conscientizar a população sobre a doença que possui tratamento e cura, mas que ainda passa pela desinformação e preconceito.

A ação conhecida como pitstop de conscientização foi realizado em dois locais de importante fluxo na capital, no encontro das Avenidas Calama com Jorge Teixeira e Avenidas Rio Madeira com José Vieira Caúla.

A equipe também realizou um passeio ao ar livre e um momento de confraternização com o “Café na Roça”, realizado para um grupo de pacientes atendidos na unidade.

No cenário nacional, em 2020, Rondônia ocupou o 4º lugar no coeficiente de detecção de hanseníase, ficando atrás de Mato Grosso, Tocantins e Maranhão. Em 2021 Rondônia registrou 377 casos novos da doença, sendo que, em menores de 15 anos foram 16 casos novos, coeficiente de 3,87/100.000 habitantes.

De acordo com a Irmã Lina, administradora hospitalar da unidade. essas ações são importantes para conscientizar a população sobre o conhecimento da doença, minimizar o estigma além de alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença afim de evitar sequelas, tendo em vista que o Brasil apresenta um índice alto de detecção da doença.