No dia mundial de luta contra a doença, infectologista reforça a importância da prevenção e testagem

O atendimento humanizado, acolhimento, aprimoramento científico das equipes e pesquisas clínicas são os princípios que norteiam as diversas especialidades que o Santa Marcelina Saúde atende. E, para os pacientes vivendo com HIV, esses aspectos são ainda mais relevantes.

Segundo o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), cerca de 5,9 milhões de pessoas não sabiam que conviviam com HIV em 2021, o que reforça o incentivo das políticas públicas para proporcionar testes gratuitos e o promover o acesso a eles, acesso à informação, atendimento multidisciplinar especializado e profilaxia adequada.

Por conta disso, neste 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids, o Santa Marcelina Saúde se mobiliza para que a informação correta sobre a doença e suas formas de prevenção possam ser acessíveis e o combate ao preconceito e ao estigma sobre os pacientes ser cada vez menor.

Em 2022, o tema da campanha “Não Fique em Dúvida, faça o seu teste” busca sensibilizar para a importância da prevenção, testagem e redução da transmissão do vírus e o combate ao preconceito aos pacientes.

De acordo com o Dr. Luiz Relvas, Supervisor Médico da Infectologia, com os avanços da ciência e os novos medicamentos é possível proporcionar uma vida longa aos pacientes e com qualidade, além da possibilidade de continuar sonhado com um futuro. “Hoje, além de tratar a doença física, com empatia, acolhimento e escuta, auxiliamos o paciente em sua transição para a nova vida após o diagnóstico, sem prazo de validade, com planos e sonhos. Mas ainda assim a missão mais difícil é preparar e fortalecer os pacientes e a equipe no combate ao mais cruel dos males, o preconceito, o medo de outro ser humano”, enfatiza.

Além do tratamento, o respeito pelo próximo

“Passando pelo tratamento com os medicamentos e o acolhimento da equipe médica, principalmente com o diálogo, respeito e cuidado que recebi no diagnóstico, me orientando e deixando mais confortável em um momento tão difícil, vocês foram a força que eu não tive no momento”, relata um dos pacientes que recebeu seu diagnóstico de portador do HIV durante internação na Unidade hospitalar de Itaquera.

Médicos, Enfermeiros, Auxiliares de Enfermagem e Equipe Multiprofissional relatam o cotidiano do atendimento e são unânimes na importância do acolhimento, escuta ativa e tratamento digno para os pacientes e suporte para seus familiares, o que demanda amor e empatia.

“Devo toda minha vivência na Infectologia a esta instituição, que desde o início da epidemia de Aids se mostrou forte e livre de preconceitos, fundando a Enfermaria de Infectologia no 5º andar com leitos semi-intensivos, trazendo os novos conhecimentos no combate à doença para a prática clínica e oferecendo esperança para aqueles que já a tinham perdido, complementa Dr. Luiz Relvas. “Ainda há muita luta, mas devemos celebrar os avanços que já conquistamos e valorizar o trabalho desenvolvido pelo Santa Marcelina Saúde, que com tanto carinho faz a diferença na vida destes pacientes”.