Realizado pela Comissão de Prevenção e Tratamento de Pele, os encontros contaram com uma programação especial

As Comissões de Prevenção e Tratamento de Pele do Santa Marcelina Saúde, unidades hospitalares de Itaquera e Itaim Paulista, deram início à Semana de Prevenção de Lesão por Pressão, que tem o objetivo de sensibilizar pacientes, familiares, profissionais de saúde e gestores sobre a importância da prevenção desse evento adverso.

Comemorado mundialmente no dia 21 de novembro, a Lesão por Pressão é um dano na pele causado pela pressão exercida. Durante a programação, além das palestras que contemplaram profissionais das unidades hospitalares de Cidade Tiradentes, Itaim Paulista, Itaquaquecetuba, Atenção Primária à Saúde e Neomater, até o dia 6 de dezembro os colaboradores da enfermagem de Itaquera participam de oficinas de curativos, promovidas por representantes de diversas empresas especializadas da área.

Para a Enfermeira Estomaterapeuta da instituição, Cleide Mendes, o objetivo do encontro foi alcançado por meio da conscientização e cuidados com a lesão, que, inclusive, pode ser evitada com a mudança de decúbito do paciente, de acordo com os protocolos da unidade hospitalar, mantendo calcanhares flutuantes, a manutenção da higiene pessoal, além da orientação para a continuidade da prevenção no domicílio.

Vale destacar que a redução desse evento adverso é uma das seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente da Organização Mundial da Saúde.