O reconhecimento é fruto da participação da instituição no Desafio a Saúde pelo Clima desde 2016

A organização internacional Health Care Without Harm anunciou, no dia 14 de dezembro, os Campeões Climáticos 2022. A premiação selecionou mais de 50 instituições de saúde no mundo, entre Hospitais ou Redes de Saúde públicas e privadas como o NHS inglês, as redes de Saúde das Províncias hispânicas, Hospitais Norte Americanos e outros, que implementaram iniciativas relacionadas ao enfrentamento contra as mudanças climáticas.

O Santa Marcelina Saúde foi classificado na categoria Climate Leadership – Gold (Liderança Climática – Ouro), destaque conferido aos Hospitais/Redes de Saúde que estão criando cuidados de saúde inteligentes, focados na redução dos impactos negativos às mudanças climáticas.

A premiação é fruto da participação da instituição no Desafio a Saúde pelo Clima desde 2016, pelo desenvolvimento de estudos e análises que contribuíram para ampliar o conhecimento sobre alternativas tecnológicas e inovações na redução de emissões e, por fim, pelo engajamento nas atividades desenvolvidas no âmbito da rede do Projeto Hospitais Saudáveis durante o ano de 2022.

Os prêmios reconhecem o trabalho das organizações nos três pilares do Health Care Climate Challenge: mitigação, resiliência e liderança. Desde a redução de sua pegada climática até o fornecimento de energia renovável para alimentar suas instalações e a colaboração com suas comunidades para se preparar para os impactos das mudanças climáticas, as instituições nomeadas estão usando sua inovação, engenhosidade e investimentos para proteger as pessoas e o planeta. O Santa Marcelina Saúde foi uma das 14 instituições mundiais a conquistar a categoria Gold (Ouro) em Liderança Climática, uma das duas na América Latina e a única no Brasil.

A Global Green and Healthy Hospitals é uma rede internacional de hospitais, centros de saúde, sistemas de saúde e organizações de saúde dedicadas a reduzir sua pegada ambiental e promover a saúde ambiental.