Seguindo um dos valores institucionais referentes ao aprendizado organizacional, a unidade hospitalar do Santa Marcelina Saúde, São Bernardo do Campo, realizou nos dias 5, 6 e 8 de dezembro o primeiro treinamento para Aprimoramento Técnico Multidisciplinar sobre Parada Cardiorrespiratória, idealizados pela Gerência de Enfermagem e Educação Continuada, com apoio e participação da AAGAPE (Associação para Aprimoramento da Gestão, Assistência, Pesquisa e Ensino Santa Marcelina), equipe médica, enfermagem e fisioterapeutas.

Dentre as diversas situações que ocorrem dentro do ambiente hospitalar, o atendimento a uma parada cardiorrespiratória é prioritário. O treinamento foi organizado pelos profissionais, Dr. Renan Gussen, Coordenador Médico do Pronto Atendimento, Juliana Rissoli Gimenes Germer, Gerente de Enfermagem e Lídia Bruna Frassato Ficadori, Enfermeira da Educação.

De acordo com os profissionais, a organização e o planejamento da equipe de trabalho diminuem muito o número de eventos assistenciais, promovendo a melhoria contínua do atendimento. “Realizamos o aprimoramento dos nossos profissionais para a identificação precoce dos sinais de deterioração clínica da parada cardiorrespiratória, com intuito de assegurarmos ainda mais um atendimento de qualidade”, destacaram.

“Sentimos cada vez mais o fortalecimento da interação da equipe multidisciplinar na troca de informações, no desempenho das atividades, das relações individuais e coletivas, no propósito de garantir a segurança do paciente e o sucesso profissional”, disse a Gerente de Enfermagem, Juliana Rissoli.

O treinamento ocorreu em um novo espaço, fruto do empenho da Diretoria Administrativa para a capacitação continua dos colaboradores da unidade. No dia 15 de dezembro também aconteceu a benção do novo espaço, celebrada pelo Padre Fabiano Felicio da Silva.