O evento, que ocorreu entre os dias 12 e 15 de setembro, promoveu o conhecimento e integração na tomada de decisões nas instituições de saúde

Entre os dias 12 e 15 de setembro, profissionais do Time Paciente Seguro, da Atenção Primária à Saúde (APS), participaram do 7° Fórum Latino-Americano de Qualidade e Segurança na Saúde realizado pelo Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein.

Com o objetivo de abordar a urgência do comprometimento das instituições de saúde com as questões ambientais, sociais e governança de operação, o evento uniu as principais lideranças do segmento do Brasil e da América Latina.

Dentro da programação de atividades, foram abordados temas sobre segurança do paciente cirúrgico, experiência do paciente, atenção primária, cuidado integrado, saúde baseado em valor, doenças emergentes e envelhecimento populacional.

Para os colaborares da APS, a participação no Fórum promoveu a troca de conhecimentos e metodologias, que devem ser aplicadas nas unidades de saúde, e avanço nos processos de segurança dos times, trazendo integração e melhor alinhamento dos serviços de saúde em torno dos processos de qualidade e segurança.

TIMES NA SAÚDE SANTA MARCELINA

A metodologia desenvolvida pela Instituição, por meio de grupos técnicos, visa envolver os profissionais de diversas categorias como um “TIME”, a fim de atuarem na implementação e monitoramento das linhas de cuidados com maior propriedade nos processos da Unidade e direcionamento de ações que garantem mais qualidade na assistência prestada à população.

Divididas em diferentes linhas de cuidado e personalizadas em formato de times- Doenças Crônicas “Sob Controle”, Materno-infantil “MateRNar”, Regulação “RegulAção”, Urgência e Emergência “Estabiliza”, Saúde Mental “Ativamente”, Segurança do Paciente “Paciente Seguro”, a metodologia foi implantada em diversas regiões de atuação do Santa Marcelina Saúde-APS, nos formatos de times institucionais e locais.