As atividades, que contaram com uma programação especial com direito a Quiz e palestras, aconteceram nos dias 13 e 14 de setembro


Em função do Dia Mundial da Sepse, os profissionais da Comissão de Epidemiologia Hospitalar (CEH), do Santa Marcelina Saúde, Unidade Itaquera, promoveram nos dias 13 e 14 de setembro a campanha de conscientização e combate à esta que é considerada a maior causa de mortes em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Com o objetivo de identificar as fragilidades dos profissionais em relação ao conhecimento e entendimento do protocolo de Sepse, a ação, que aconteceu na entrada principal de colaboradores da unidade, destacou a importância de reconhecer precocemente os sinais deste conjunto de reações inflamatórias do organismo.

De forma interativa e educativa, os colaboradores contaram com uma programação especial, com direito a um Quiz com perguntas e respostas e uma aula para entender a fisiopatologia da Sepse, realizada pela residente em infectologia Dra. Ana Carolina Corrêa.

Além disso, a Coordenadora Médica de Acreditação do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), Elisabeth Reis, palestrou sobre como o protocolo de Sepse pode impactar a vida dos pacientes e, encerrando a programação, a enfermeira especialista em projetos pela USP, Angela Cristina da Silva, falou sobre a importância da detecção precoce dos sinais pela equipe de enfermagem.

No segundo e último dia de ação, durante a abertura das palestras, Leonardo Mauri, Diretor Técnico da Unidade Hospitalar Itaquera, destacou que cada profissional tem o papel de divulgador sobre o quanto é importante o olhar de toda a equipe ao estado de saúde dos pacientes.

Para a infectologista e supervisora do CEH, Vanessa Lentini, a ação reforça as medidas instituídas no protocolo de Sepse, visando o reconhecimento precoce, tratamento adequado e redução da mortalidade.

A realização da campanha só foi possível devido à integração com os setores da Qualidade, Time de Sepse, Tecnologia da Informação, Laboratório, Farmácia, Almoxarifado, Manutenção, Serviço de Nutrição e Dietética, Comunicação, Gestão de Enfermagem e Diretoria.

Unidade Hospitalar Itaim Paulista

Engajados na conscientização e valorização dos profissionais da saúde, a equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), da Unidade Hospitalar Itaim Paulista, também realizou ações voltadas ao tema da Sepse.

Em alusão a um programa de TV, a equipe entrevistou o infectologista José Raphael, que destacou a importância do protocolo de Sepse na instituição para salvar vidas. Além disso, profissionais de saúde, que participaram da condução de um protocolo de Sepse bem sucedido, receberam uma homenagem com a entrega de uma medalha.

Além disso, em função do Dia Mundial da Segurança do Paciente, a equipe realizou uma atividade sobre a Medicação sem danos, com o objetivo de conscientizar os profissionais a respeito da prevenção e redução de danos relacionados a medicamentos.

Unidade Neomater promove ações educativas

A unidade hospitalar Neomater também se mobilizou em uma ação exibindo em suas proteções de telas e nas televisões da unidade de internação um vídeo educativo do ILAS – Instituto Latino Americano de SEPSE. Os colaboradores puderam ampliar seu conhecimento sobre o tema com sensibilização promovida pela equipe multiprofissional, explicações sobre o tema e brindes informativos sobre os critérios de atenção para SEPSE.