Diretor Técnico da Central Estadual de Transplante de São Paulo refletiu sobre práticas importantes para sensibilização dos profissionais de saúde

A unidade hospitalar Itaim Paulista, do Santa Marcelina Saúde, realizou no último dia 27 de setembro o I Seminário Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) com a palestra “Processo de doação de órgãos e tecidos: Organização do Sistema Estadual de transplantes”, ministrada pelo Sr. João Luis Erbs Pessoa, Diretor Técnico da Central Estadual de Transplante de São Paulo.

A organização do sistema estadual das CIHDOTTs, pelo Estado, e a importância da sensibilização de todos os profissionais da saúde, frente à causa da doação de órgãos, foram alguns dos temas abordados. Além disso, os colaboradores puderam esclarecer dúvidas sobre o protocolo de morte encefálica, importância do acolhimento familiar e o caráter concessivo da doação de órgãos no Brasil, ou seja, sobre a efetivação da doação.

Além da equipe da unidade, também estiveram presentes o Sr. Marcelo Nascimento, representante da Central Estadual de Transplante de São Paulo, Dra. Vania Nobre Diretora Técnica, da unidade hospitalar do Santa Marcelina de Itaquaquecetuba e Janaina Silva, Gestora de Enfermagem UTI Adulto e membro da CIHDOTT, da mesma unidade. O encontro foi encerrado com o depoimento emocionante da Sra. Nádia Burrielli, que relatou sua experiência em relação a realização de seu transplante de medula óssea.