Na 8° edição do evento, o modal trem e bicicleta dobrável foi o primeiro colocado na classificação geral

Na última sexta-feira, 23, participantes da 8° edição do Desafio Intermodal partiram por volta de 17h30 da Escola de Música do Estado de São Paulo, na Luz, em direção ao Hospital Santa Marcelina de Itaquera, utilizando diferentes formas de deslocamento.

Realizado anualmente como parte das atividades relacionadas ao Dia Mundial Sem Carro, o objetivo foi mostrar que existem outras opções além do automóvel para se deslocar numa grande cidade como São Paulo, além de estimular a discussão sobre a eficiência sustentável de cada meio de transporte.

Na edição deste ano, foram utilizados diversos modais para a locomoção, como o trem + bike dobrável, bicicleta pró e amador, moto e carro elétricos, trem + ônibus, trem + caminhada, trem + corrida, metrô + ônibus, moto e carro a combustão e aplicativos de transporte individual.

Após avaliações sobre o tempo gasto, agilidade, conforto, custo-benefício, emissões de gases de efeito estufa e poluentes, contribuição como atividade física e segurança para o usuário, o modal trem + bike dobrável ficou em primeiro lugar na classificação geral, registrando 57 minutos e 8 segundos em um percurso de 22 km.

Para o Assessor Técnico de Saúde e Meio Ambiente, Jefferson Rodrigues, o transporte é parte fundamental nas operações em saúde. ‘’Quilômetros são percorridos e muitas horas são gastas para transportar trabalhadores, equipamentos e insumos que atendem os pacientes que chegam em nossos serviços procurando por atendimento’’, destaca.

Tempo gasto por modal

Carro a combustão: 1h33min02

Carro elétrico: 1h38min29

Moto a combustão: 47min04

Moto elétrica: 38min20

Trem + bike dobrável: 57min08

Bike Pró: 1h22min18

Bicicleta amador: 1h57min56

Trem + caminhada: 1h03min35

Trem + corrida: 50min43

Trem + ônibus: 1h18min30

Metrô + ônibus: 1h20min35

Aplicativo de transporte: 2h