A saúde do homem também requer um cuidado especial e, neste mês, a ação institucional do Santa Marcelina Saúde procura sensibilizar os colaboradores e pacientes durante o Novembro Azul sobre a importância da prevenção e cuidados ao câncer de próstata, considerado o segundo maior e mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Sob o tema “Sua saúde merece atenção e cuidado”, a instituição busca fornecer aos colaboradores e para a comunidade informações claras sobre as formas de prevenção, acessibilidade aos serviços prestados e os cuidados que todo homem precisa ter com a saúde durante toda a vida.

Para conhecer melhor

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

Na fase inicial, a maioria dos pacientes não apresenta sintomas, porém levantar-se várias vezes durante a noite para urinar, urinar frequentemente ao longo do dia, sangue na urina e dor e esforço para esvaziar a bexiga são sintomas que merecem atenção.

O adequado é consultar o médico mesmo sem apresentar sintomas, pois o profissional irá aconselhar a frequência dos exames, sendo que, 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.

Fatores de Risco

Alguns fatores de risco podem influenciar o desenvolvimento do câncer, entretanto, a maioria não causa diretamente a doença.

Entre eles estão, a idade, pois o câncer de próstata é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O câncer de próstata é raro em homens com menos de 40 anos, mas a chance de ter câncer de próstata aumenta rapidamente após os 50 anos.

De acordo com o Portal Oncoguia, fatores como raça, ascendência e nacionalidade podem influenciar na ocorrência dos casos, histórico familiar ou alterações genéticas.

Existem fatores incertos para a ocorrência, tais como, dieta, obesidade, tabagismo, inflamação da próstata, doenças sexualmente transmissíveis e vasectomia.

Cuidado e prevenção

O cuidado e a prevenção são as melhores formas de evitar a incidência do câncer de próstata, além da prática de bons hábitos de vida.

Para prevenção e cuidado, procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e se informe sobre como prevenir o câncer de próstata e ter mais saúde. As unidades possuem equipes especializadas para orientação adequada aos pacientes.

Fonte: Ministério da Saúde, Portal Oncoguia e Instituto Lado a Lado.