A iniciativa do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde, em parceria com a OPAS, o Instituto Ética Saúde e a ONA, tem o objetivo de reconhecer as instituições do SUS consideradas mais eficientes, bem avaliadas pelos usuários

Com o intuito de reconhecer os hospitais públicos que possuem atendimento 100% financiado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibroos), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), o Instituto Ética Saúde e Organização Nacional de Acreditação (ONA), premiou 40 organizações de saúde consideradas mais eficientes e bem avaliadas pelos usuários e que se destacam pela qualidade e segurança proporcionada aos pacientes.

Ocupando a 20ª posição no ranking, o Santa Marcelina Saúde Cidade Tiradentes, inaugurado em 1° de julho de 2007, que possui 245 leitos e realiza cerca de 17 mil atendimentos mensais no Pronto-Socorro, recebeu o prêmio de melhor hospital público do Brasil.

Durante a solenidade, que ocorreu na sede da OPAS, em Brasília, e contou com as presenças da Diretora-Presidente do Santa Marcelina Saúde, Ir. Rosane Ghedin, e da Administradora Hospitalar, Renata Souza Lopes, o presidente da Ibross, Flávio Deulefeu, destacou que a intenção com esse reconhecimento inédito é estimular ainda mais que os hospitais públicos brasileiros busquem aperfeiçoar seus serviços e mecanismos de gestão.

Ao receber o prêmio, Ir. Rosane agradeceu a oportunidade de participar do evento, que é o resultado da eficiência que as organizações podem oferecer à população. ‘’Agradeço ao nosso time que, incansavelmente, trabalha para que possamos oferecer qualidade nos atendimentos e ao Ibross pela iniciativa de reconhecer a saúde pública no país’’.

Para estabelecer a pontuação foram utilizados critérios como as avaliações dos usuários dos serviços disponíveis no Google Business, tempo de certificação de cada instituição e cálculo de eficiência (produção hospitalar em relação aos recursos financeiros empregados), este último medido em parceria com a Escola de Economia da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Participaram da seleção os hospitais com Acreditação de nível 3 (excelência) emitido pela ONA ou com certificação de qualidade plena internacional. No total, 136 hospitais públicos de todo o Brasil foram avaliados pela comissão julgadora, formada pelos representantes das instituições envolvidas na organização do prêmio (Ibross, OPAS/OMS, IES e ONA) e pela professora e pesquisadora Mariana Carreira, da FGV-Saúde.