A imunização acontece entre os dois meses e os quatro anos de idade, em cinco doses de vacina injetável e em gotinha

Devido ao risco de reintrodução da poliomielite no Brasil, o Santa Marcelina Saúde reforça a importância da imunização em crianças menores de um ano, conforme a situação vacinal na carteirinha de vacinação. Já para as crianças de um a quatro anos, a vacinação deve ocorrer indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

A poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado de poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca de pessoas infectadas e provocar ou não a paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

Os sintomas mais frequentes são febres, mal-estar, dores no corpo, vômitos, diarreia, constipação (prisão de ventre), espasmos e rigidez na nuca. No caso da identificação de quaisquer um dos sintomas, procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.

Para o Assessor Técnico Médico da Atenção Primária do Santa Marcelina Saúde, Dr. Martim Elviro de Medeiros Junior, a vacinação para poliomielite é fundamental para mantermos a conquista de continuar não tendo casos dessa doença como havia antigamente. ‘’Se não melhorarmos os níveis de cobertura vacinal a níveis pré-pandemia, voltaremos, infelizmente, a ter este flagelo entre as nossas crianças’’.

Por meio do site Busca Saúde , sistema de localização de estabelecimentos de saúde da Rede SUS do Município de São Paulo, você encontra a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais perto de sua residência para proteger os pequenos.

Vacinas salvam vidas!