Profissional do Santa Marcelina Saúde destaca a importância da prevenção à doença

O diabetes, doença crônica que ocorre quando o pâncreas não é capaz de produzir insulina, atualmente, no Brasil, atinge mais de 13 milhões de pessoas, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Diabetes.

Os tipos mais comuns do diabetes é o tipo 1, que é causado pela destruição das células produtoras de insulina e ocorre em cerca de 5 a 10% dos diabéticos, e a do tipo 2, que resulta da resistência à insulina e de deficiência na secreção de insulina, que acomete cerca de 90% dos diabéticos.

Em função do Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, Neanddra Silva Lopes, nutricionista do Santa Marcelina Saúde, destaca que falar sobre o diabetes é falar de qualidade de vida. A profissional ressalta que, antes de qualquer coisa, é importante manter uma alimentação equilibrada. ‘’A prevenção ao diabetes começa pela moderação no consumo de alimentos fontes de carboidratos como arroz, macarrão, mandioca, pães, tortas, biscoitos e preparações feitas com farinha branca, alimentos industrializados, doces, achocolatados em pó e bebidas açucaradas como refrigerantes e sucos artificiais’’.

Ainda de acordo com a nutricionista, que atua na Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim São Carlos, a prática de exercícios físicos, o fracionamento das refeições, o consumo de frutas e a ingestão adequada de no mínimo 2 litros de água por dia colaboram, e muito, para manter uma vida saudável, evitando o diabetes. Eliminar a bebida alcoólica é quase que uma regra.

‘’Saber como prevenir o diabetes é uma estratégia importante para todo indivíduo. Isso porque, para quem tem um estilo de vida inadequado, a probabilidade de desenvolver a doença é muito maior. Assim, a melhor forma de prevenir o diabetes é a adoção de hábitos saudáveis. A adesão à alimentação balanceada e a prática de atividade física devem ser uma prioridade’’, finaliza.

Sou diabético, e agora?

Além de manter a dieta adequada, os diabéticos devem se atentar aos rótulos dos alimentos, observando as quantidades de carboidratos na tabela nutricional, bem como a lista de ingredientes, pois existem diversos termos utilizados como sacarose, glicose, frutose, glicose de milho, xarope de glicose e dextrose, que na verdade são todos tipos de açúcares.

É importante também atentar-se às opções diet, pois esta nomenclatura indica que o alimento não contém um ou mais ingredientes na composição, em comparação à versão tradicional dele, mas não necessariamente este ingrediente seja o açúcar.