O encontro, realizado pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, abordou o tema Stewardship – Uso Racional de Antimicrobianos

Nesta segunda-feira, 21, o Santa Marcelina Saúde, unidade hospitalar Itaquera, promoveu o 25° Simpósio de Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar sob o tema Stewardship – Uso Racional de Antimicrobianos.

O Antimicrobial Stewardship é um programa de gerenciamento para o uso racional de antimicrobianos, que leva em conta a microbiota, o perfil de resistência e a sensibilidade dos antimicrobianos utilizados numa unidade de saúde ou hospital.

Realizado pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), o encontro, que ocorreu no Anfiteatro Elisabetta Redaelli, contou com uma programação rica de conteúdo para os profissionais da instituição.

Foram abordados temas como o ‘’Impacto do Stewardship Implantado em um Hospital, ministrado pelo gerente médico da bioMéreux Dr. Bernardo Barros; O Papel do Laboratório de Microbiologia e Interface com a Farmácia no Stewarship, sob a condução do farmacêutico bioquímico André Luis Santos, e, por fim, O Papel da Enfermagem no Stewardship com a Enfermeira Doutora em Doenças Tropicais, Lígia Maria Abraão.