No último dia 17, em Itaquera, a Maternidade Santa Marcelina, em Itaquera, promoveu o Dia da Prematuridade, com a finalidade de abordar o tema e alertar os pais e familiares sobre a importância dos cuidados preventivos com bebês prematuros.

Durante a ação, Irmã Maria Zenovello e equipe de enfermagem acolheram as mães com oração e café da manhã especial para os convidados, em seguida profissionais multidisciplinares promoveram uma roda de conversas, abordando assuntos relacionados ao autocuidado das mães puerperias e a importância nutricional durante esse período pós parto.

A ação contou com a participação do Diretor Técnico, Leonardo Mauri, e o apoio do Voluntariado Santa Marcelina.

“O objetivo foi promover um momento especial para as mães programando ações de espiritualidade, saúde mental, cuidado nutricional e de incentivo ao autocuidado”, destacou a Apoiadora de Enfermagem, Joana Cardoso, uma das responsável pela iniciativa.

SOBRE A DATA

Celebrado mundialmente no dia 17 de novembro, tendo a cor roxo como símbolo, o objetivo da data é alertar as famílias e toda sociedade sobre o crescente número de partos prematuros, como preveni-los e informar a respeito das consequências do nascimento antecipado para o bebê. Entre as formas de chamar atenção é promovendo atividades, eventos especiais que ajudam a abordar a questão do nascimento prematuro e melhorar a situação dos bebês e de suas famílias.

De acordo com o Ministério da Saúde, a prevenção da prematuridade se inicia antes mesmo da gestação, com o planejamento familiar adequado, seguido do acompanhamento pré-natal, que busca assegurar o desenvolvimento da gestação, permitindo o parto de um recém-nascido saudável, sem impacto para a saúde materna, inclusive abordando aspectos psicossociais e atividades educativas e preventivas.