“O mês de novembro é dedicado a intensificar os alertas de cuidado à saúde do homem, uma população que ainda hoje tem dificuldade de ir à UBS para seu acompanhamento de saúde.

No Brasil, a expectativa de vida dos homens é de até 72,5 anos de idade, enquanto a das mulheres é de 79,6 anos, segundo dados do IBGE. Ou seja, os homens vivem sete anos a menos que as mulheres. ‘A maneira como os homens foram preparados, desde a infância até a vida adulta, para o desempenho das masculinidades – hábitos, valores e crenças sobre o que é ser homem – representam uma barreira cultural importante para a prevenção e a promoção da saúde.’ Devido a isso, os homens tendem a não cuidar de sua saúde e a buscar os serviços de saúde para resolver doenças já instaladas há muito tempo.

Somado a isso, a população masculina se expõe mais, durante a juventude, a causas externas ou não naturais – que incluem mortes violentas, tais como acidentes de trânsito, homicídio e suicídio. Vale destacar que, o menor acesso aos serviços de saúde somado a falta de acompanhamento regular e ausência de um estilo de vida mais saudável, torna o homem mais vulnerável, a medida que envelhece, às doenças crônicas, responsáveis por maiores agravos à saúde, tais como o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), o Acidente Vascular Cerebral (AVC) – conhecido como Derrame –, além de neoplasias, como o câncer de próstata.

De acordo com o INCA, o câncer de próstata é o segundo câncer mais comum entre os homens, pois se desenvolve lentamente e apresenta sintomas leves, ou não apresenta sintomas, na fase inicial. Sua detecção pode ocorrer com exames de apoio ao diagnóstico, principalmente, a partir dos 50 anos de idade. Segundo Dr. Thyago, Urologista do Hospital Santa Marcelina- Itaquera, os exames de rastreamento depende da raça e do histórico familiar.
“Os homens de raça negra ou com antecedente na família de câncer de próstata, indicam-se os exames aos 45 anos. Para homens que não sejam de raça negra ou não possuam histórico, inicia-se aos 50 anos.”, destaca o especialista.

Entre os exames indicados pelo especialista está o exame toque retal, realizado pelo urologista, e a dosagem no sangue do PSA.
“A avaliação médica deve ser realizada todos os anos, mesmo que o paciente não apresente nenhum sintoma.”, conclui o Dr Thiago

E como prevenir o câncer de próstata?
O mais recomendado pelos especialistas é ter uma boa alimentação, praticar exercícios físicos, decidir sobre a realização de rastreamentos com sua equipe de saúde, manter as consultas e exames atualizados e, principalmente, informar-se sobre a doença.

A final, a prevenção e o diagnóstico precoce podem salvar vidas.