Humanização
Política Institucional
de Humanização
Política Institucional de Humanização
Para a rede institucional Santa Marcelina, o conceito de humanização em saúde se fundamenta na sua inspiração carismática, que, como diz seu fundador, “visa sanar os estragos do nosso tempo”, reconstruindo a integridade e a dignidade da pessoa e da sociedade a partir dos valores éticos e cristãos que a norteiam.
Isso significa que esses valores deverão estar presentes, vivificar e caracterizar todos os processos de gestão e da assistência e as relações entre as pessoas: colaboradores entre si, colaboradores e usuários, pessoas e ambiente.
Definimos a própria humanização em saúde como um processo global cada vez mais abrangente das dimensões diversificadas da dignidade da pessoa humana e da pessoa humana como um todo no seu contexto socioambiental.
É plena convicção da fé dos fundadores e continuadores da instituição que esta surgiu por vontade divina, como instrumento e parte do plano providente de Deus para os filhos que habitam esta pequenina porção do planeta e deste país.
Mais do que qualquer filósofo ou antropólogo, Jesus Cristo, que “revela ao homem sua real natureza e destino” (GS), é o inspirador humanitário, e sua Boa Nova é modelo soberano para políticas e planos institucionais de humanização.
Jesus Cristo ensinou e deu o exemplo para tratar os nossos semelhantes criados à imagem e semelhança de Deus como filhos e irmãos, dispensando-lhes atenção, respeito, ajuda, apoio e solidariedade, colocando-nos no lugar deles e tomando a iniciativa de “amar primeiro” (1Jo 4, 19).
A instituição tem na espiritualidade o seu valor mais alto para nortear todas as suas políticas e seus planos. Espiritualidade que se inspira constantemente no amor de Deus e se traduz, em termos concretos e habituais, no amor ao próximo.
Esse alto valor norteador do amor/caridade vê na Política Nacional de Humanização uma excelente ferramenta para traduzir em ações concretas que “humanizam” o ambiente, as pessoas, os relacionamentos, as comunicações, os projetos, os processos e as ações.
Por isso a instituição, desde que chegou ao conhecimento da PNH, começou a estudar e amar a PNH para se integrar a ela ativamente.