Humanização
Humanização
A humanização acolhe, fortifica e caracteriza a Missão, a Visão e os Valores do Hospital Santa Marcelina de Itaquera. O HumanizaSUS e o HumanizaSANTA são políticas, respectivamente, públicas e institucionais que atravessam as diferentes ações e instâncias gestoras, assistenciais e usuárias nos processos de saúde.
Lançada em 2003, a Política Nacional de Humanização (PNH) busca pôr em prática os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar. A PNH estimula a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários para construir para construir processos coletivos de enfrentamento a relações abusivas de poder, visando o estímulo ao bom trabalho e ao afeto, a fim de que não sejam produzidas atitudes e práticas desumanizadas, que possam inibir a autonomia e a corresponsabilidade dos profissionais de saúde durante a execução de seus trabalhos, assim como dos usuários no cuidado de si.
Uma instituição humanizada é aquela que possui consciência de estar a serviço da pessoa humana, seja usuário, colaborador, gestor ou membro da comunidade, para contar e colaborar com o protagonismo de todos no cultivo e desenvolvimento de todas as dimensões que contribuem para produzir sua saúde integral.
AÇÕES DE ACOLHIMENTO
- Voluntariado Santa Marcelina;
- Pastoral Hospitalar;
- Atenção às Crianças – Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (TUCCA);
- Associação Viva e Deixa Viver;
- Doutores da Alegria;
- Projeto Semeadores;
- Protea;
- Comunidade Católica Anawim;
- Cabelegria (Banco de Peruca) desativado temporariamente;
- Projeto Música nos Hospitais (Santa Marcelina Cultura);
- Casa de Emaús;
- Leigos Marcelinos.
INFORMAÇÕES
E-mail: humanizacao@santamarcelina.org
Telefone: (11) 2070-6000
Endereço: Rua Santa Marcelina, 177 – Itaquera
São Paulo – SP | Tel.: 55 11 2070-6000