Com a finalidade de alertar e conscientizar a população sobre os casos de suicídios, durante o mês de setembro, equipes de saúde participam da Campanha Setembro Amarelo.
Ao longo do mês de setembro, as equipes do Santa Marcelina Saúde estão promovendo ações de conscientização sobre o suicídio, ofertando apoio as famílias e comunidade.
Entre as atividades ofertadas estão palestras, rodas de conversa, caminhada “amarela” e entrega de materiais informativos para os usuários que passam por atendimento nos serviços.
Na UBS Jardim Itapema, em Itaquera, que conta com serviço de apoio à saúde mental, a equipe reuniu cerca de 90 pessoas para abordar o tema “Falar é Preciso” com apoio multiprofissional do serviço- Assistente Social, Terapeuta Ocupacional e Psicóloga, em parceria com empresa Salles próxima a unidade.
Em Guaianases, os serviços UBS/AE/CEO Jardim São Carlos e CER Guaianases abordaram o tema no formato de rodas de conversa com adolescentes, promovendo orientações quanto a Prevenção DSTs, motivação/auto estima e cuidados com a Saúde Mental, que irão acontecer até o final do mês.

*Setembro Amarelo

A Campanha Setembro Amarelo é uma iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, com objetivo de prevenir e reduzir os números registrados de suicídios no Brasil.
Segundo o site da campanha, são registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo, principalmente entre os jovens, e cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Procure ajuda

Caso, conheça alguém que precise de ajuda e apoio, o Santa Marcelina Saúde, na zona leste da cidade de São Paulo conta com serviços de saúde mental, os Centros de Atendimento Psicossociais (CAPS), localizados nas regiões de Itaquera, Guaianases, Cidade Tiradentes e Itaim Paulista, e que estão de portas abertas para acolher as pessoas que precisam de ajuda.