Entenda como as ações filantrópicas contribuem na vida de mais
de 4,5 milhões de pessoas da região

Com ampla atuação na Zona Leste de São Paulo, há 61 anos, o Santa Marcelina Saúde vem promovendo a qualidade de vida, educação e promoção da oportunidade em serviços de saúde, ou seja, à dedicação integral de tempo e recursos em ações e projetos solidários de grande relevância social.

Esses princípios são a essência da prestação de serviços filantrópicos da instituição, que possibilita que mais de 4,5 milhões de pessoas possam ter acesso à saúde, desde o nascimento até os cuidados paliativos, que visam melhorias em seu território de convivência.

Em sua origem etimológica, filantropia significa “amizade pela humanidade”, e, no Brasil, existem cerca de 2.600 instituições filantrópicas, ou seja, que não possuem interesse em lucros. De acordo com uma pesquisa realizada em 2019 pelo Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (Fonif), a cada R$ 1 investido pelo Estado no setor, a contrapartida real é de R$ 7,39 em benefícios entregues à população.

Atualmente, com mais de 700 leitos, 4 mil colaboradores e cerca de mil médicos, a unidade de Itaquera, baseada em sua missão, visão e valores, procura alternativas junto à sociedade civil que possam garantir a continuidade dos serviços, atendendo os casos de alta complexidade. Além ser de referência pela capacidade de atendimento, os serviços de Oncologia Adulto e Pediátrico se destacam por sua qualidade assistencial e técnica.

Esses números refletem o desempenho e a importância dos serviços filantrópicos e, no dia em que se comemora a Filantropia, 20 de outubro, é importante colocar em evidência os serviços prestados a toda a comunidade que, como as parcerias, doações e engajamento de toda a sociedade civil, faz-se necessária diante de inúmeras carências.

A continuidade dos serviços filantrópicos depende de cada membro da sociedade, que ajudam a promover o acesso adequado à saúde, além de garantir que as políticas públicas de saúde possam ser efetivadas.

Conheça e apoie os projetos do Santa Marcelina Saúde em https://santamarcelina.org/umtimepelavida