Tratamentos Especializados
Transplante de rim
Transplante de rim
Desde 1997, o Hospital Santa Marcelina de Itaquera realiza o transplante de rim e se tornou referência no procedimento, inclusive para doadores vivos.
O cuidado com o receptor é um dos diferenciais do setor de transplantes. Na unidade, o paciente é submetido a exames complementares e de rotina para garantir que esteja em boas condições clínicas na hora de receber o órgão.
No pós-operatório, a equipe de transplante renal acompanha o paciente, administrando a dosagem de medicamentos imunossupressores de acordo com a sua necessidade.
A prática faz diferença no bem-estar do paciente, pois a equipe dosa a quantidade certa de medicamento que será ingerido, minimizando os efeitos secundários.
Transplante de rins entre vivos
A instituição também realiza o transplante de rim entre vivos. O procedimento pode ser realizado por meio da compatibilidade entre parentes ou amigos. Neste caso, é necessária uma autorização judicial.
Paralelo a isso, todo doador vivo passa por uma rigorosa entrevista com as equipes de Assistência Social e Psicologia para identificar seu interesse e a intenção da doação.
Para este tipo de procedimento não há fila de espera. Quando existe um doador compatível, após a avaliação e a realização dos exames pré-operatórios, o transplante é feito rapidamente, no entanto, o doador precisa ser 100% saudável.