Diariamente, as equipes de saúde realizam a inspeção sanitária das arboviroses nos territórios

A Dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti e os sintomas mais frequentes são febre alta e dores no corpo, com risco, inclusive, de morte.

Como não há um tratamento específico, e sua incidência aumenta no verão, o melhor a ser feito é trabalhar a prevenção e manter os cuidados para que ele não se instale em sua residência. No entanto, para ajudá-lo no combate ao mosquito, o Agente Comunitário de Saúde em parceria com o Agente de Promoção Ambiental mantém uma rotina de inspeção sanitária das arboviroses.

Diariamente, em seu território, as equipes realizam o monitoramento dos focos, orientando comerciantes e moradores sobre como evitar o acúmulo de água em pratos e vasos de plantas, além de auxiliarem sobre como manter as caixas d’água sempre cobertas, calhas limpas e desentupidas e as garrafas viradas para baixo.

É importante destacar que as inspeções são intensificadas em meses chuvosos e com o aumento de temperatura. Utilizando um georreferenciamento de Aedes, que é um mapa identificando as áreas em vermelhas e amarelas, os profissionais classificam os locais visitados com as devidas cores. Classificado com amarela, os agentes fazem uma vistoria de reforço e prevenção de criadouros e eliminação do foco, sendo identificado com vermelha, a Unidade de Vigilância em Saúde (UVIS) é a responsável pela inspeção sanitária no local.

Lembre-se: coloque areia nos vasos de planta, guarde pneus em locais cobertos, deixe garrafas viradas para baixo e amarre bem os sacos de lixo.

Continue cuidando da sua saúde e de todos ao seu redor.