A voz é uma das essências humanas à comunicação. Imaginem um professor sem voz, um ator, um cantor ou um jornalista. Em qualquer área de atuação humana ela é muito importante para a comunicação. A voz ou fala, origina-se nesse órgão maravilhoso que é a laringe pela emissão do som, além da função fundamental, ela tem outras três funções, que não são menos importantes à respiração, já que ela é a porta de entrada de milhões de litros de oxigênio que o indivíduo respira todo dia para se manter vivo.
Além da função respiratória, temos também a sensitiva, com a qual conseguimos direcionar o alimento para a faringe e o esôfago, não ocorrendo assim à aspiração do alimento para a via aérea e finalmente a função esfincteriana, ela se contrai e ajuda a direcionar e deglutir o alimento para o aparelho digestivo.
A laringe pode ser sede de várias doenças, desde processos inflamatórios simples devido a resfriados, viroses, laringites crônicas ou doenças infecciosas como tuberculose, blasto micose, que são muito frequentes em nosso meio até casos mais graves como o câncer, que no Brasil tem uma das mais altas taxas do mundo pelo efeito de vários hábitos como o tabagismo, HPV, refluxo gastro esofágico e outros fatores menos frequentes.
Segundo o INCA, se nós juntarmos uma estatística de incidência do câncer de laringe, câncer de boca, orofaringe e hipofaringe que são áreas muito próximas a laringe no homem a incidência se iguala ao câncer de pulmão. Na mulher, esta incidência também é considerável, porém um pouco menor.
Hoje, comemoramos o Dia Mundial da Voz, por isso é importante falar da prevenção e lembrar que qualquer rouquidão no indivíduo acima dos 40 anos de idade, fumante por um período de mais de 30 dias, ou seja , um mês, terá que ser avaliada com exames.