A doença de Parkinson é uma doença neurodegenerativa progressiva onde os pacientes apresentam sintomas motores e também não motores. Os sintomas mais conhecidos são o tremor das mãos, lentidão dos movimentos, dificuldade para andar e desequilíbrio.
Os sintomas iniciais podem ser comuns, como mudança do humor, apatia, perda de interesse nas atividades sociais, fadiga, problemas intestinais e dificuldade no sono.
Segundo a Dra Maria Sheila Guimarães Rocha, Neurologista do Hospital Santa Marcelina de Itaquera, o primeiro passo para viver bem, apesar da doença de Parkinson, é entender a doença e sua progressão, para isso, procurar um especialista para orientações. É possível ter qualidade de vida, mesmo com diagnóstico de Parkinson, por isso, buscar o tratamento adequado é essencial.
Apesar dos desafios de viver com a doença de Parkinson, muitas atitudes podem melhorar e manter a qualidade de vida de quem tem a doença.

O Hospital Santa Marcelina é um dos três hospitais do Estado de São Paulo que realiza cirurgia de Parkinson.
O Hospital conta com equipe especializada e multidisciplinar no cuidado ao paciente com Parkinson, neurocirurgiões especializados em neurocirurgia funcional, neurologistas especialista em distúrbios do movimento e doença de Parkinson, neuropsicóloga e fonoaudiologia, além do suporte da fisioterapia.

Se você tem doença de Parkinson, procure um neurologista e descubra se você tem indicação de tratamento com estimulação cerebral profunda.