Todo medicamento tem uma condição ideal para sua administração. É preciso avaliar diversos fatores que evidenciem a real necessidade do uso do medicamento, visto que, o uso inadequado pode acarretar em diversos prejuízos para saúde, como reações desconfortáveis no corpo, intoxicações, e até mesmo camuflar sintomas de outras doenças. Do ponto de vista técnico, o uso incorreto dos medicamentos pode causar interações medicamentosas, que podem potencializar ou anular o efeito desejado dos medicamentos, não promovendo a cura ou alivio da dor e podendo causar outras doenças.
A recomendação é evitar a automedicação, e sempre que possível, procurar a ajuda de um especialista através de consulta médica, e ao adquirir um medicamento isento de prescrição médica, sempre pedir orientações para o farmacêutico.

Atenção aos idosos

Segundo o Farmacêutico do Hospital Santa Marcelina de Itaquera, Fernando Lima, os idosos devem ter atenção redobrada com relação ao uso de medicamentos. “Com a idade, aumentam-se as chances de desenvolver inúmeras doenças metabólicas, como Diabetes Mellitus, Hipercolesterolemica e Hipertensão arterial, e com isso, eles acumulam simultaneamente o uso de muitos medicamentos (polifarmácia) e o hábito da automedicação para os idosos pode ser ainda mais prejudicial, tendo em vista que muitos deles apresentam comorbidades” ressalta o especialista.