Entre os dias 7 e 15 de junho, aconteceu mais um capacitação para as equipes de cuidados hospitalares do Santa Marcelina Saúde-Itaquera sobre os serviços da Atenção Primária à Saúde.

Durante os dias, os profissionais conheceram a organização dos serviços presentes nas cincos regiões de atuação do Santa Marcelina Saúde, na zona lesta da cidade de São Paulo. A iniciativa contou com a presença membros que atuam das áreas técnicas da Coordenação da Atenção Primária, que durante a capacitação expos como é formada a atenção primária, a organização dos serviços, produção assistencial e como a população deve melhor utilizar os recursos de saúde disponíveis em rede de cuidado e que são geridos pela instituição.

Ao todo, foram 443 colaboradores capacitados em 16 sessões, com média de aproximadamente 30 participantes por período, entre eles Médicos, Enfermeiros e outras categorias profissionais que tiveram a oportunidade de entende como funciona e quando devem acessar as Unidade Básica de Saúde (UBS), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Pronto Socorro (PS), e demais serviços especializados.

O objetivo proposto foi ampliar o conhecimento sobre o potencial de cada serviço de saúde prestado para a população, como as campanhas de vacinação, medicina familiar, sistema de regulação de vagas, e como cada colaborador é parte importante na divulgação do local adequado para atendimento nos diversos tipos de necessidade e como é possível a todos atuarem para a eficiência do atendimento nas unidades.

“Foi muito importantes para nós, que atuamos na área hospitalar, conhecermos como funciona a atenção primária, e uma excelente oportunidade para integrar os serviços e fortalecer o trabalho das equipes do Santa Marcelina Saúde.”, destacou o Apoiador de Enfermagem da Unidade Hospitalar Itaquera, Igor Ribeiro

A ação foi uma iniciativa da Diretoria do Santa Marcelina Saúde e Comunicação Institucional, com apoio das equipes de Qualidade-Itaquera e do Nucleo Técnico e Pesquisa- APS