Tratamentos Especializados
Transplante de rim
Transplante de rim
Serviço de Transplante Renal do Santa Marcelina
Desde 1997, o Hospital Santa Marcelina de Itaquera realiza o transplante de rim e se tornou referência no procedimento, inclusive para doadores vivos.
O cuidado com o receptor é um dos diferenciais do setor de transplantes. Na unidade, o paciente é submetido a exames complementares e de rotina para garantir que esteja em boas condições clínicas na hora de receber o órgão.
Transplante Renal com DOADOR FALECIDO
Ocorre quando o paciente recebe um órgão doado por uma família que teve seu ente falecido.
Como se inscrever na fila de Transplante com DOADOR FALECIDO?
A inscrição na fila de transplante de doador falecido deve ser realizada pelo seu serviço de hemodiálise, conforme a sua escolha do Centro Transplantador (hospital).
A ESCOLHA DO HOSPITAL É DO PACIENTE.
Cada clínica de hemodiálise é responsável por encaminhar e inscrever seus pacientes no centro transplantador escolhido.
Para saber como proceder, informe-se diretamente na sua clínica sobre o processo de inscrição.
Se preferir, entre em contato com o nosso Serviço Social pelo telefone: (11) 2070-6000 – Ramal 6345 para mais informações e esclarecimentos
Como funciona a FILA DE ESPERA para transplante com doador falecido?
A FILA É ÚNICA
Todos os pacientes inscritos concorrem ao doador do seu tipo sanguíneo. A seleção é baseada na melhor compatibilidade HLA, sendo dado: 3 pontos para cada contabilidade no lócus DR, 2 pontos para cada no lócus B e 0,5 ponto para cada no lócus A.
Em caso de empate, é transplantado o paciente com maior tempo na fila de espera. Esta seleção é feita pela Central Nacional de Transplantes do estado de São Paulo.
Transplante Renal com DOADOR VIVO
É quando uma pessoa decide DOAR um de seus rins para outra, sem cobrar nada em troca.
Quem pode ser DOADOR?
Podem ser doadores cônjuges ou parentes consanguíneos até o quarto grau (pais, irmãos, avós, tios e primos). É realizado um estudo prévio, em ambulatório, para determinar se estes “possíveis doadores” podem ser efetivos doadores”
Como MARCAR CONSULTA?
Agendar consulta pelos telefones (11) 2070-6145 (doador falecido) ou (11) 2070-6345 (doador vivo), de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, ou pessoalmente na Rua Santa Marcelina, 177 – Serviço Social.
OBSERVAÇÃO:
Mantenha todos os dados atualizados (telefone, endereço, entre outros) junto à clínica de HD e ao Serviço Social do Hospital, para eficácia do contato.