Imagem (Lançamento do projeto “Território Inclusivo”, na UBS Cidade Nova São Miguel (Marcelo Pereira/SECOM)
Reprodução: SMS/SP

UBSs vão disponibilizar, na primeira quarta-feira de cada mês, as vagas para consultas médicas e exames preventivos para o público feminino com deficiência e suas cuidadoras

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) coloca em ação, o projeto Território Inclusivo, dedicado às mulheres com deficiência e às suas cuidadoras, para assegurar o acesso aos serviços públicos de saúde. O atendimento será oferecido pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
O anúncio foi feito nesta quarta-feira (6), pelo prefeito Ricardo Nunes, e pelo secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, na UBS Cidade Nova São Miguel, zona leste de São Paulo, onde acompanharam o início da programação.

Nas primeira quarta-feira de cada mês, as UBSs vão disponibilizar vagas para consultas médicas, escuta qualificada, exames preventivos de câncer de mama e colo do útero para o público feminino com deficiência e suas cuidadoras, com atendimento agendado, das 8h às 12h, e das 13h às 17h.
Serão oferecidos serviços como papanicolau, exames de mamografia e de sangue, testes rápidos de sífilis, HIV e hepatite, triagem odontológica, vacinação contra o HPV. Além disso, será realizada busca ativa por agentes comunitários de saúde para localizar o público-alvo.

O projeto se estenderá até setembro de 2022 e deverá realizar o atendimento para mais de 33 mil mulheres no intervalo de um ano.

De acordo com a secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância Sanitária da SMS, Sandra Maria Sabino Fonseca, o projeto Território Inclusivo vem “reforçar” o Outubro Rosa com um serviço voltado ao atendimento às mulheres com deficiência e suas cuidadoras.
“A Secretaria Municipal da Saúde já atendia as mulheres com deficiência, mas, com o Território Inclusivo, queremos dar visibilidade a essa população, com atendimento voltado às suas necessidades e às de suas cuidadoras”, explicou a secretária.
Para o prefeito Ricardo Nunes, trata-se de um projeto muito especial.

Diagnóstico

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células que formam um tumor. A patologia pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. O diagnóstico precoce e o autoexame são de extrema importância, já que as chances de cura podem chegar a 95%. Somente de janeiro a maio deste ano, a rede municipal realizou 100,6 mil mamografias.

A média de diagnósticos realizados na capital é de 5.350 casos novos ao ano. Homens também são acometidos pela enfermidade, representando 1% do total de casos. A população feminina entre 50 e 69 anos de idade é o público-alvo indicado para a realização de mamografia, de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde.
Os sintomas podem ser observados em fases iniciais, na maioria dos casos, por nódulos (caroços), geralmente indolores. Essa é a principal manifestação da doença, presente em cerca de 90% dos casos quando é percebido pela própria mulher. Outros sintomas são pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo), pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço e saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.

É importante observar as mamas, seja no banho, no momento da troca de roupa, ou em outra situação do cotidiano, sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas mudanças mamárias. Em caso de permanecerem as alterações durante o autoexame, as mulheres devem procurar os serviços de saúde para avaliação diagnóstica.