Autocuidado e informação sobre saúde da mulher foram abordados na programação

No dia internacional de combate ao câncer de mama, 19, o Santa Marcelina Saúde reuniu mais de 200 colaboradoras mulheres que atuam na rede hospitalar e da atenção primária, para realizar o Encontro Rosa em parceria com o Instituto Protea, promovendo informações sobre a saúde da mulher, prevenção ao câncer de mama e momentos de integração e descontração entre as equipes.

A Diretora-Presidente do Santa Marcelina Saúde, Ir. Rosane Ghedin, o Diretor Técnico da unidade hospitalar de Itaquera, Leonardo Mauri e Gabriella Antici, Diretora-Presidente do Instituto PROTEA abriram o evento e destacaram a importância da parceria para o acesso de mulheres ao tratamento e que esse tempo otimizado é vital para a recuperação e maiores chances de cura.

Durante o encontro, o Instituto PROTEA realizou uma emocionante roda de conversa com as pacientes assistidas pelo Grupo de Apoio, espaço onde as mulheres contam com oficinas e podem compartilhar em um espaço seguro como tem sido a jornada de cada uma durante seu tratamento. A roda de conversa foi guiada por Eleonora Antici, Diretora Financeira do Instituto PROTEA, que compartilhou sua experiência como paciente e por Elde Bueno, que coordena o time de voluntários e cuida das atividades do Grupo de Apoio às pacientes beneficiadas pelo Instituto.

A Coordenadora do Serviço de Mastologia do Santa Marcelina Saúde, Dra. Grasiela Benini, apresentou como o autocuidado e autoconhecimento são essenciais na jornada das pacientes, pois entre 2023 e 2025 são estimados 74 mil novos casos serão diagnosticados anualmente.

Cuidado integral com a saúde da mulher

Para proporcionar cuidados às mulheres, o Santa Marcelina Saúde se destaca na oferta de serviços de saúde que vão desde a atenção primária à alta complexidade, dispondo de ações preventivas e de linhas de cuidados focados na assistência as mulheres.

Ao longo do ano, os serviços às mulheres são garantidos em unidades básicas e hospitalares, entre eles mamografia, papanicolau, pré natal e puerpério, além de grupos de orientação e acompanhamento médico.

De acordo com dados levantados pela instituição, no Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre mulheres. No Brasil, a taxa de mortalidade por câncer do colo do útero, ajustada pela população mundial, foi de 4,60 óbitos/100 mil mulheres em 2020, segundo o INCA (Instituto Nacional do Cãncer).

Parceiros pela vida

Esse ano o EnconCartilha Gratuita tro Rosa do Santa Marcelina Saúde contou com o apoio do  Instituto Quimioterapia e Beleza, referência de conhecimento e informações sobre beleza, autoestima, direitos e cuidados com a saúde do paciente que apresentou suas iniciativas, entre elas, o  Abre Portas, uma plataforma de empregos destinada às pessoas que passam pela experiência do câncer.

Ainda, as empresas Jeans Sawary, Clínica Nova Mulher e PROTEA, que junto com o Santa Marcelina Saúde, lançaram uma cartilha com orientações para realizar o autoexame e dicas de saúde contra o câncer de mama, que pode ser acessada gratuitamente ao clicar na imagem ao lado ou no site santamarcelina.org.