Além de integrar atividades aos objetivos globais do desenvolvimento sustentável, a instituição vai promover um Concurso Cultural com suas equipes

 No dia 25 de março, a partir das 18h, o Grupo Santa Marcelina Saúde realizará a sua 11° edição da Hora do Planeta 2023, com a participação dos colaboradores, alunos, famílias e usuários dos serviços oferecidos pela instituição.

A Hora do planeta ocorre anualmente no último sábado do mês de março e consiste em apagar as luzes entre as 20:30 e 21:30. O evento é uma iniciativa global da ONG WWF (Fundo Mundial para a Natureza) e tem como objetivo sensibilizar o maior número de pessoas para as causas ambientais, além de promover reflexões sobre as mudanças climáticas no planeta.

Tradicionalmente, os estabelecimentos hospitalares e de atenção primária à saúde geridos pelo grupo apagam as luzes de suas fachadas e não essenciais à assistência para chamar a atenção sobre a importância do uso racional da energia elétrica.

Neste ano, o Santa Marcelina Saúde faz um balanço de suas ações sustentáveis de 2022, como as premiações no seminário nacional Programa Hospitais Saudáveis, o plantio de mudas de árvores, através do projeto COMVIDA Verde, a pioneira substituição da matriz energética de veículos automotores e motos no setor saúde, além do reconhecimento internacional da rede “Global Green and Healthy Hospitals” como Liderança Climática – Ouro no Desafio saúde pelo clima. Avança também na atualização da Política Socioambiental Santa Marcelina integrando-a aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Concurso Cultural

A iniciativa visa engajar todas as equipes das unidades do Santa Marcelina Saúde na adesão à campanha global Hora do Planeta. O desafio desta edição é que percebam e consigam demonstrar de maneira criativa como sua atuação na rotina de trabalho pode colaborar com alcance dos ODS. O resultado da classificação dos trabalhos e a entrega dos troféus ocorrerá durante o Evento Hora do Planeta.

Programação

 A partir das 18h os visitantes poderão participar de diversas atividades interativas dispostas em diferentes “Estações”. Nelas, terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as iniciativas do Santa Marcelina Saúde que fazem interface com os ODS. As 20h, como preparação à Hora do Planeta, a Presidência do Grupo Santa Marcelina apresentará o balanço das iniciativas institucionais exitosas relacionadas ao compromisso institucional com o meio ambiente, a atualização da política socioambiental e o lançamento da estratégia ESG corporativa.

Durante todo o evento acontecerá o jantar beneficente Hora do Planeta*. Os participantes poderão desfrutar de deliciosas pizzas enquanto contemplam, além das Estações, espetáculos musicais, pintura de rosto, espaço ‘’instagramável’’ com luz negra e exposição da frota elétrica.

*O valor arrecadado será revertido para ações do Santa Marcelina Saúde.

Sobre o WWF-Brasil

O WWF-Brasil é uma ONG brasileira que integra a rede WWF (Fundo Mundial para a Natureza). Há 25 anos atua coletivamente com parceiros da sociedade civil, academia, governos e empresas em todo país para combater a degradação socioambiental e defender a vida das pessoas e da natureza. Estamos conectados numa rede interdependente que busca soluções urgentes para a emergência climática.

Sobre os ODS

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável são um conjunto de 17 eixos de atuação interconectados. Composto por 169 metas mensuráveis distribuídas, entre eles, com a intenção de contribuir para a erradicação da pobreza, proteção do meio ambiente, do clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade até 2030.

Sobre o Santa Marcelina Saúde

 Com mais de 61 anos de atuação, o Santa Marcelina Saúde é uma instituição privada e filantrópica, composta por sete hospitais (sendo quatro em SP) e mais de 130 serviços de Atenção Primária, distribuídos em cinco regiões da Zona Leste da capital. Referência em saúde nos diferentes níveis de atenção, atua em parceria governamental no desenvolvimento e fortalecimento do SUS, ampliando as alternativas de atendimento à população e, ainda, atende a convênio e particulares.

Serviço:

Hora do Planeta 2023

Quando: 25 de março

Horário: 18h

Onde: Associação de Assistência Social Eny Vieira Machado

Rio do Oeste, 110 – Vila Carmosina