O evento, que aconteceu no auditório da FASM, homenageou psicólogos, nutricionistas, educadores físicos e musicoterapeutas da equipe multidisciplinar

Em comemoração aos Dias do Psicólogo (27/08), Nutricionista (31/08), Educador Físico (01/09) e Musicoterapeuta (15/09), o Santa Marcelina Saúde promoveu, nesta quinta-feira (01), com a mediação da Assessora Técnica de Nutrição, Shaiddy Araújo, o 1° Encontro dos profissionais da Atenção Primária à Saúde.

O evento, que aconteceu no auditório da Faculdade Santa Marcelina, contou com as presenças de Leonardo Diniz, Coordenador Administrativo da APS Santa Marcelina, Michele Quevedo, Assessora do Núcleo Técnico de Ensino e Pesquisa, e Vilma Venâncio, Diretora da Atenção Primária à Saúde.

Com o intuito de promover a integralidade e interdisciplinaridade, tão necessárias para a atuação dos profissionais da rede, foram abordados temas sobre a saúde mental de crianças e adultos e os cuidados com pacientes diagnosticados com sarcopenia, que é a alteração da musculatura esquelética caracterizada pela redução da força e da massa muscular secundária ao envelhecimento.

Além disso, a equipe de musicoterapeutas promoveu uma dinâmica com os colaboradores, que, utilizando os pés, as mãos e a voz, reproduziram a música Asa Branca, de Luiz Gonzaga.

Dentro da programação de palestras, a Terapeuta Ocupacional e gerente do CAPS IJ Cidade Tiradentes, Viviane de Souza Coelho, falou sobre a saúde mental em territórios de vulnerabilidade, já a Mestranda em Psicogerontologia e gerente do CAPS AD Jd. Nélia, Sabrina Silvinskis, destacou o papel do profissional nos atendimentos e cuidados da atenção básica e, por fim, a Assessora Técnica da Nestlé Health Science, Carolina Rodrigues, ressaltou a importância dos cuidados com a alimentação dos pacientes com sarcopenia.

Durante o encontro, o Coordenador Administrativo da APS, Leonardo Diniz, destacou a importância das categorias, principalmente no cenário pós-pandemia. ‘’Hoje, as equipes multi são muito mais valorizadas do que antes. E isso é muito gratificante para nós’’, disse.