Com quase 60 anos de atuação, o Santa Marcelina Saúde é uma instituição privada e filantrópica, composta por seis hospitais (sendo quatro em SP) e 134 serviços de atenção primária, distribuídos em cinco regiões da zona leste da capital.
Referência em saúde nos diferentes níveis de atenção, atua em parceria governamental no desenvolvimento e fortalecimento do SUS, ampliando as alternativas de atendimento à população e ainda, atende a convênio e particulares.

Gerenciada pelo Instituto das Irmãs de Santa Marcelina, presente no Brasil desde 1912, a Casa de Saúde Santa Marcelina foi fundada em 1961, em Itaquera, com a missão de ofertar serviços de saúde com qualidade para formar e cuidar das pessoas.
Comparadas às melhores instituições de saúde, sua atuação se tornou referência em gestão, sendo qualificada como Organização Social de Saúde (OSS), assumindo a gerenciamento e operacionalização de diversos hospitais e serviços básicos de saúde, junto aos entes públicos Estadual e Municipal. Além disso, é pioneira na implantação da Estratégia de Saúde da Família (ESF), em 1996, no município de São Paulo, contribuindo para implantação de novos serviços e organização da Atenção Primária à Saúde (APS).
Como destaque, o Hospital Santa Marcelina (HSM) de Itaquera é a principal referência em saúde para atendimento a casos de alta complexidade, como a realização de transplantes e tratamento avançado contra o câncer.
Sua estrutura conta com mais de 700 leitos, sendo 111 deles voltados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e como hospital-escola é um importante centro de ensino e pesquisa, mantendo 42 programas de residência médica, multiprofissional e de especialização.
Como entidade filantrópica, dedica 83% de seus serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS) e está integrado aos demais níveis de atenção à saúde com objetivo de promover tratamento adequado e integral à população da região.

Nossas Unidades:
• HSM Itaquera- SP
• Atenção Primária à Saúde- SP
• HSM Itaim Paulista- SP
• HSM Itaquaquecetuba- SP
• HSM Cidade Tiradentes – SP
• HSM Porto Velho- RO
• HSM Sapezal- MT
• Hospital Neomater- SP