A AMA/UBS Integrada Águia de Haia reforçou neste mês a campanha Julho Amarelo, com ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.
A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser ocasionada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, bem como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.
Nem sempre a doença irá apresentar sintomas, mas quando surgem eles se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
No caso específico das hepatites virais, que são o objeto da campanha, estas são inflamações ocasionadas por vírus classificados pelas em A, B, C, D e E. Conheça a diferença entre elas:
Hepatite A: possui o maior número de casos, está inteiramente relacionada às condições de saneamento básico e de higiene. É uma infecção leve e existe vacina.
Hepatite B: é o 2º tipo com maior incidência; tem maior dimensão de transmissão por via sexual e contato sanguíneo. A melhor forma de prevenção para a hepatite B é a vacina, associada ao uso do preservativo.
Hepatite C: tem como principal forma de transmissão o contato com sangue. É considerada a maior epidemia da humanidade hoje, cinco vezes superior à AIDS/HIV. A hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado. A doença pode causar cirrose, câncer de fígado e morte. Não existe vacina.
Hepatite D: é causada pelo vírus da hepatite D (VHD) acontece apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B. A vacinação contra a hepatite B também protege de uma infecção com a hepatite D. Por isso, é importante se imunizar.
Hepatite E: causada pelo vírus da hepatite E (VHE) e transmitida por via digestiva, provocando grandes epidemias em certas regiões. A hepatite E não se torna crônica, porém, mulheres grávidas que forem infectadas podem apresentar formas mais graves da doença.
Em caso de dúvidas, procure a unidade mais próxima.