Na manhã de terça feira (28), a unidade hospitalar de Itaquera realizou a benção da sala de mamografia, após ser reformada para receber um moderno equipamento digital com sistema de inteligência artificial e que ajuda a detectar precocemente o câncer de mama, em até cinco anos.

O equipamento que realiza mamografias foi doado pelo GE Health Care, com apoio do Instituto Protea, parceiro do Santa Marcelina Saúde em programas de prevenção e o diagnóstico do câncer de mama.

A cerimônia contou com a presença da Diretora e Presidente do Instituto Protea, Anna Gabriella Chagas Antici, Diretora Executiva do Instituto Protea, Cristina Assumpção, representante do GE Health Care, colaboradores, parceiros, voluntários e membros da Diretoria do Santa Marcelina Saúde.

Após a celebração, a Irmã Rosane Ghedin, Diretora Presidente do Santa Marcelina Saúde agradeceu os presentes pela parceria e confiança: “É um momento especial para agradecer a todos os envolvidos na doação deste equipamento, em especial a Cristiane e Gabriella do Instituto Protea, e a equipe da GE. Esse equipamento reforça a importância do nosso trabalho em uma causa tão necessária nesta região e que trará benefícios a essa população”.

 

SOBRE A MAMOGRAFIA

A mamografia é uma radiografia das mamas capaz de identificar alterações suspeitas de câncer antes do surgimento dos sintomas, ou seja, antes que seja notada qualquer alteração nas mamas. E segundo o Ministério da Saúde, a mamografia de rastreamento deve ser ofertada para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos, reduzindo a mortalidade por câncer de mama. E para ofertar assistência adequada e de apoio ao diagnóstico, o equipamento doado ao Santa Marcelina visa o conforto e bem-estar para a paciente, durante a realização do exame, que por vezes causa estranheza ou incomodo. O equipamento conta com alto desempenho e qualidade de imagem nos exames realizados, e capacidade para realizar até 18 exames por hora.

O seu formato auxilia na hora de realizar o exame, com a compressão precisa da mama e personalização para cada paciente. O design moderno do mamógrafo foi projetado para gerar mais conforto às pacientes.

 

SOBRE o CÂNCER DE MAMA

O câncer de mama é a neoplasia maligna mais frequente nas mulheres excluindo-se os cânceres de pele não–melanoma, sendo mais de 66 mil casos por ano e mais de 16 mil óbitos segundo os dados do Instituto Nacional do Câncer no Brasil.

De acordo o médico oncologista do Hospital Santa Marcelina Dr. Roberto Odebrech, atualmente, são recomendados exames de rastreamento por mamografia na faixa etária de 50 a 69 anos de idade com o objetivo de aumentar a sobrevida e chance de cura das pacientes. “Em alguns casos, o rastreamento é recomendado em idade mais precoce quando há casos de câncer de mama na família, principalmente em pacientes mais jovens”, explica o especialista.

 

É importante salientar que existem alguns sinais de alerta no autoexame que podem indicar um nódulo suspeito:

– Nódulos em mulheres com mais de 50 anos de idade

– Nódulos em mulheres com mais de 30 anos de idade, que persistem por mais de 1 ciclo menstrual

– Nódulos mamários endurecidos que estão apresentando aumento de tamanho progressivo

– Secreção sanguinolenta pela papila/mamilo

– Lesão de pele na mama que não melhora com tratamentos dermatológicos

– Gânglios nas axilas

– Retração de pele

– Alterações no mamilo

– Alterações no tamanho da mama associado a “inchaço” e espessamento da pele

 

Caso apresente algum desses sinais de alerta ou tenha história familiar de câncer de mama, você deve procurar um atendimento para as especialidades de mastologia e oncologia clínica.