Em sua 10º edição, programação especial contará com exposição de alternativas para mobilidade mais sustentáveis, lançamento oficial do Projeto de Substituição da matriz energética da frota de veículos e motos, apresentação musical e premiação de iniciativas socioambientais

Na zona leste da Cidade São Paulo, no próximo sábado, dia 26 de março, a partir das 19h30, a rampa de entrada da Unidade Hospitalar Santa Marcelina Saúde, em Itaquera, será o cenário para a mobilização “Hora do Planeta”. A iniciativa global da ONG WWF tem como objetivo conscientizar o maior número de pessoas para as causas ambientais, e reflexão sobre os impactos das mudanças climáticas no planeta. O evento contará com a participação dos colaboradores, alunos, famílias e usuários dos serviços do Santa Marcelina Saúde.

Durante aproximadamente 60 minutos, os Hospitais e as Unidades de Saúde se propõe a reduzir parcialmente suas luzes, mantendo apenas a iluminação prioritária e indispensável para atendimento aos usuários.

“O Santa Marcelina Saúde tem o compromisso de cuidar e preservar o meio ambiente, promovendo ações que impactam positivamente em nossa comunidade”, destacou a Irmã Rosane Ghedin, Diretora-Presidente do Santa Marcelina Saúde.

Essa edição da Hora do Planeta Santa Marcelina Saúde visa conscientizar colaboradores, familiares e usuários sobre o consumo consciente de energia e seus impactos ao meio ambiente.

Práticas sustentáveis

Os colaboradores do Santa Marcelina Saúde já contam com realizações que incentivam a redução de poluentes e proporcionam a mudança de hábitos e qualidade de vida, como por exemplo, plano de enfrentamento às arboviroses nas unidades ESF (Estratégia Saúde da Família) da Atenção Primária; uso de cisternas, captação e uso de água de chuva nas unidades de Urgência e Emergência com foco na economia.

Em 2021, a Unidade Hospitalar de Itaquera implantou o projeto do bicicletário, que incentiva os colaboradores usar a mobilidade ativa e o Bosque da Vida que tem o objetivo de plantar 4.000 mudas de árvores na região. Atualmente já foram plantadas 650 árvores nativas. Neste mesmo período, o Santa Marcelina Saúde recebeu mais uma vez o Prêmio Amigo do Meio Ambiente (PAMA 2021) criado pela Secretaria Estadual de Saúde, do Meio Ambiente e apoio do Centro de Vigilância Sanitária, como case referência de eficiência energética na Unidade Hospitalar Cidade Tiradentes, além de outros reconhecimentos pelos cases de gestão ambiental na área da saúde e saúde ambiental. 

Frota elétrica já é uma realidade

Outra importante e pioneira iniciativa é a meta Zero Carbono do Programa ComVida Verde. Essa ação visa contribuir com a redução de custos e impactos indesejados ao meio ambiente, com o projeto de substituição dos veículos que utilizam motor a combustão interna por elétricos. Seguindo as diretrizes institucionais, o objetivo é priorizar soluções técnicas mais limpas também nas atividades logísticas.

“A substituição de veículos a combustão por elétricos é uma medida, que além de mais ecológica, também é um fator econômico mais vantajoso ”, destaca a Diretora-Presidente.

Sobre a Hora do Planeta:

É o principal movimento ambiental global da rede WWF. Nascida em Sydney em 2007, a Hora do Planeta cresceu e se tornou um dos maiores movimentos de base do mundo para o meio ambiente, inspirando indivíduos, comunidades, empresas e organizações em mais de 180 países e territórios a tomar ações ambientais tangíveis por mais de uma década.

Historicamente, a Hora do Planeta se concentrou na crise climática. Mas, recentemente, se esforçou para trazer à tona a questão premente da perda da natureza. O objetivo é criar um movimento imparável para a natureza, como aconteceu quando o mundo se uniu para enfrentar as mudanças climáticas.

Sobre o WWF-Brasil

O WWF-Brasil é uma ONG brasileira que há 25 anos atua coletivamente com parceiros da sociedade civil, academia, governos e empresas em todo país para combater a degradação socioambiental e defender a vida das pessoas e da natureza. Estamos conectados numa rede interdependente que busca soluções urgentes para a emergência climática.