Hábitos saudáveis e acompanhamento médico salvam vidas

O acidente vascular cerebral (AVC) é a doença que mais mata no Brasil e a que mais causa incapacidade no mundo: cerca de 70% das pessoas que sofrem um derrame não retornam ao trabalho e 50% ficam dependentes de outras pessoas no dia a dia, segundo dados do Ministério da Saúde.

Diante disso, falar em prevenção, com hábitos saudáveis e acompanhamento clínico através dos atendimentos prestados pela Atenção Primária à Saúde, que incluem as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a Assistência Médica Ambulatorial (AMA), é falar em salvar vidas.

Em função do Dia Mundial do AVC, celebrado no dia 29 de outubro, o Santa Marcelina Saúde reforça os cuidados e prevenção à doença, que tem como principais fatores de risco a hipertensão, o diabetes, a obesidade, o tabagismo e o colesterol alto.

De acordo com o Assessor Técnico Médico da APS, Dr. Martim Elviro de Medeiros Junior, os serviços prestados pela Atenção Primária reduzem a causa do AVC precocemente. ‘’A gente tem uma preocupação em diminuir os fatores de risco. O médico, por exemplo, tem um papel fundamental na prescrição do diabetes, da dislipidemia, da obesidade, da fibrilação atrial e da anticoagulação. Entretanto, para que a gente consiga ter uma vida saudável, não devemos esquecer do trabalho do educador físico, nutricionista e fisioterapeuta’’.

É importante destacar que para os casos graves do AVC, o Santa Marcelina Saúde de Itaquera dispõe de uma Unidade de Acidente Vascular Cerebral e um protocolo de AVC Agudo que possibilitam um atendimento imediato e cuidado intensivo aos pacientes, visando reduzir a mortalidade, morbidade e o tempo de internação.

Quanto mais rápido for o diagnóstico e o tratamento do AVC, maiores serão as chances de recuperação completa.

Se achar que você ou outra pessoa está tendo um, é preciso dirigir-se com urgência ao serviço de emergência mais próximo.