Cursos Gratuitos – Relacionados à Pesquisa

Ensino e Pesquisa

Cursos gratuitos disponibilizados aos colaboradores:

Para você fazer o curso precisa apenas se cadastrar na AAGAPE e será direcionado ao curso por meio do link disponível.

CURSO REDCap

O REDCap é uma sofisticada plataforma para coleta, gerenciamento e disseminação de dados, considerada uma ferramenta de pesquisa das mais avançadas do mundo, sendo utilizada em mais de 140 países e citada em mais de 14 mil de pesquisas científicas.

O Santa Marcelina Saúde adquiriu uma licença de uso deste programa para apoiar o desenvolvimento de pesquisas na instituição, oferecendo este recurso a todos os pesquisadores vinculados à instituição.

É uma ferramenta bem simples de operar, permitindo que os pesquisadores em poucas aulas já aprendam a lidar com suas principais funcionalidades.

De forma a apoiar o uso dessa poderosa ferramenta, o Santa Marcelina Saúde disponibiliza essas aulas, que podem ser assistidas na sequência, ou o pesquisador pode ir direto à aula que lhe interessar.

Com a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) o Santa Marcelina Saúde passou a exigir que todos os bancos de dados oriundos de pesquisas científicas realizadas na instituição, sejam realizados no REDCap, pois é uma plataforma que dá segurança aos dados.

Portanto este curso é imprescindível às pessoas que querem desenvolver pesquisa científica no Santa Marcelina Saúde, mas não sabem trabalhar com o REDCap.

Para obter a certificação do curso você precisa, assistir a todas as aulas e responder o questionário.

Após cumprir estas etapas você pode solicitar no próprio site o seu certificado, se te interessar.

Disponível em: http://www.ead.aagapesantamarcelina.com.br/course/view.php?id=38

Curso: Como elaborar relato de experiência para eventos científicos

Objetivo: Oferecer subsídios básicos aos profissionais que tenham interesse em compartilhar as experiências construídas durante sua prática diária para apresentá-las em eventos científicos.

O curso é composto de um vídeo de aproximadamente 40 minutos complementado com os modelos dos impressos institucionais adequados a serem utilizados. Para obter a certificação do curso você precisa, além de assistir a aula, se apropriar dos impressos a serem utilizados e responder um questionário. Ao concluir essas etapas você pode emitir o seu certificado pelo sistema.

Disponível em: http://eadsantamarcelina.com.br/course/view.php?id=31

Curso: Como obter autorização do CEP para o relato de caso?

Os profissionais têm contato com inúmeros casos que fazem parte da rotina dos serviços, algumas vezes se deparam com casos singulares, pouco estudados, com características incomuns que podem contribuir na construção do conhecimento sobre determinado agravo e desta forma se interessam em produzir no seu TCC um “Relato de caso”, mas ficam um pouco confusos de como conduzir este trabalho de forma a atender todos os requisitos necessários para a sua publicação.

O presente curso tem exatamente esse objetivo, orientar, passo a passo como construir esse percurso, quais os requisitos necessários, as diferentes etapas do processo para conseguir aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).

O curso é composto de um vídeo de aproximadamente 60 minutos complementado com a apresentação em Power Point (se o participante quiser se deter em algum slide em específico ou obter os links), e os modelos dos impressos institucionais adequados a serem utilizados. Para obter a certificação do curso você precisa, além de assistir a aula, se apropriar dos impressos a serem utilizados e responder um questionário.

Após cumprir estas etapas você pode solicitar no próprio site o seu certificado de participação no curso, com carga horária de 4 horas.

Disponível em: http://eadsantamarcelina.com.br/course/view.php?id=33

Comissão de pesquisa
Submissão de Protocolo de Pesquisa
Trabalhos científicos
realizados no Santa Marcelina Saúde/Cultura - repositório
Inscrição de Trabalhos em Eventos Científicos
Cursos gratuitos relacionados à Pesquisa
NÚCLEOS DE PESQUISA
AAGAPE
Residência/internato/
estágios - CIFEP
Residência Médica
Regimento Interno dos Programas da COREME
Residência Multiprofissional
Internato
Programa de Estágios
Programa de Moradia - Residência Médica
Editais
Pesquisa Clínica
Comitê Ética em Pesquisa