Aconteceu no último sábado (18), no Ambulatorio de Especialidades Médicas do Hospital Santa Marcelina, em Itaquera, a 12ª Campanha de Prevenção de Doenças da Aorta organizada com apoio da equipe médica vascular.

A campanha reuniu paciente com idade igual ou mais de 55 anos e hipertensos para realizar exames e consultas médicas, a fim de prevenir as doenças e realizar o acompanhamento adequado.

Ao todo, foram mais de 210 pessoas atendidas pela equipe vascular, que realizam exames e consulta médias com especialistas e residentes.
De acordo com o médico vascular e coordenador da campanha, Marcelo Calil Burihan, a iniciativa buscou promover a prevenção de doenças pouco conhecidas pela população em geral.

“Muitas vezes quando o paciente busca auxílio essas doenças já estão avançadas. A prevenção é muito importante e é essencial promover essa ação para orientar melhor a população”, afirma.

A campanha é uma referência mundial e no Brasil conta com apoio de três grandes instituições de saúde, entre elas o Hospital Santa Marcelina.

Doenças da Aorta

A campanha está focada, principalmente, nas doenças da aorta, maior artéria do corpo humano. Ela começa no coração, passa pelo tórax e desce para o abdômen, se dividindo na altura do umbigo. Da aorta surgem diversas artérias que levam a irrigação sanguínea para a cabeça, pescoço, braços, vísceras abdominais (fígado, intestino etc), antes de se bifurcar para as pernas (artérias ilíacas).

“São duas as principais doenças nessa artéria: os aneurismas (dilatação) e as obstruções. Os aneurismas causam preocupações ainda maiores pela possibilidade de rompimento, tendo um elevado índice de óbitos quando esse fato ocorre”, reforça o especialista.