Comunicação frequente com doadores tem ajudado a manter os estoques em níveis seguros e garantido os procedimentos assistenciais

Em 2023, a campanha da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS) refere-se a importância da regularidade na doação de sangue e plasma.  Tal necessidade se faz para a manutenção de estoques seguros de sangue e hemoderivados para garantir tratamento adequado e também para quem precisa de suporte transfusional por toda a vida.

Segundo a OPAS, a necessidade de sangue é universal, mas o acesso não é.  E a escassez de sangue é mais grave em países de baixa e média renda, o que reforça a continuidade de campanhas para conscientização e engajamento da população para a doação.

De acordo com a Dra. Solivanda Alves, Médica Supervisora da Hemoterapia do Santa Marcelina Saúde, em Itaquera, a doação regular com frequência é importante porque os produtos têm uma validade curta.

“Um concentrado de hemácias tem validade entre 35 ou 42 dias, dependendo da solução preservante utilizada. Já o concentrado de plaqueta, seja produzido pela doação de sangue total ou por aférese, tem uma validade de apenas 5 dias, então precisamos que os doadores retornem para novas doações ao longo do ano para mantermos os estoques em níveis adequados”, comenta a especialista.

O Banco de Sangue do Santa Marcelina Saúde, em Itaquera, tem investido em melhorar a captação de doadores de sangue com um perfil que atenda melhor as necessidades de acordo com análise diária dos estoques.

“Temos todos os dias úteis colaboradores que entram em contato com os doadores convidando para novas doações por telefone. O uso de novas ferramentas, como o whatsapp por exemplo, que é usado exclusivamente para convocação de doadores para plaquetas por aférese, tem contribuído para manter os estoques desse hemocomponente, esclarece a Dra. Solivanda.

Dia Mundial do Doador

Em junho, é celebrado no dia 14, o Dia Mundial do Doador de Sangue, uma oportunidade especial para celebrar e agradecer aos doadores voluntários de todo o mundo e conscientização para alcançar o acesso universal a transfusões de sangue seguras.

“Acompanhando há anos o nosso fluxo, por ficarmos em uma região distante do centro, um local de moradia, sofremos menos que os outros bancos de sangue com baixo estoque do que aqueles que ficam em áreas do centro, onde as pessoas trabalham ou visitam  alguém que está internado”, complementa  a profissional.

Para doação de sangue total, o homem pode fazer até 4 doações em 12 meses e a mulher 3 doações. Para doação por aférese é necessário ter feito uma doação de sangue total antes para que sejam verificados outros critérios, se será possível também ser doador nessa modalidade e qual o intervalo adequado para aquele doador.

“Todo processo é seguro, utilizando materiais descartáveis e seguindo as normas da legislação brasileira para proteção do doador e do receptor”, a médica supervisora da Hemoterapia.

Para saber mais acesse https://santamarcelina.org/banco-de-doacao-de-sangue