A Unidade Básica de Saúde Jardim Silva Telles, do Itaim Paulista, recebeu, na última sexta-feira (19), o Prêmio David Capistrano durante o 37º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems/SP), em Santos.
O evento, considerado um dos maiores de saúde pública do país, reconheceu 15 experiências exitosas em saúde dos municípios paulistas na 13ª edição do prêmio. O trabalho “Código Amarelo – Ribeirão Lageado”, desenvolvido na UBS, foi premiado pelo enfrentamento e prevenção de doenças na região.
O projeto vencedor, com a temática: “A unidade de saúde no enfrentamento às mudanças climáticas na Zona Leste do município de São Paulo” é de autoria de Thalita Silvestre Silva Santos, Elisângela Lina de Souza, Almir dos Santos Amorim e Nayara Viveiros Marques. A meta era prevenir e reduzir os impactos das mudanças climáticas na saúde da população local. Por meio do resultado, a iniciativa permitiu o mapeamento de áreas de risco para a busca ativa dos moradores, bem como sua orientação e vacinação.
Recorde de trabalhos inscritos, a 20ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e 13º Prêmio David Capistrano alcançou um número recorde de inscrições. Um total de 1687 trabalhos foram inscritos, de 149 cidades diferentes. Ao todo, quinze experiências receberam o Prêmio David Capistrano e outras quinze a Menção Honrosa, um reconhecimento do mérito das equipes que atuam na ponta do sistema de saúde.