Ensino e Pesquisa

Ensino e Pesquisa

O Santa Marcelina Saúde, composto por 7 Hospitais, 103 (cento e três) serviços de Atenção Primária à Saúde, e um Centro de Pesquisa Clínica, é referência para mais de três milhões de pessoas em termos de assistência, envolvendo o cuidado desde a Atenção Primária à Saúde até a Atenção Quaternária no Hospital Santa Marcelina de Itaquera.

Mas o carisma Santa Marcelina traz em seu âmago a questão da educação, e, desta forma, procura desenvolver educação junto às atividades assistenciais. Cabe destacar que o Santa Marcelina Saúde desenvolve 42 programas de Residência Médica, proporcionando o desenvolvimento de competências médicas específicas a 395 médicos anualmente. Desenvolve 4 Programas de Residência Multiprofissional (Saúde da Família, Onco-Hemato, Urgência e Emergência e Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial), capacitando aproximadamente 37 profissionais de diferentes categorias profissionais da área da saúde para o trabalho na perspectiva multiprofissional. Além disso, desenvolve 15 programas de estágio em diferentes especialidades médicas, disponibilizando anualmente 35 vagas, recebe anualmente por volta de 250 médicos estagiários de outras instituições de ensino de todo o Brasil e desenvolve 12 cursos de complementação especializada/aperfeiçoamento anualmente.

Ainda em relação à Educação, a AAGAPE – Associação para Aprimoramento da Gestão, Assistência, Pesquisa e Ensino Santa Marcelina promove por meio de seus diferentes produtos e serviços, a reunião dos atributos indispensáveis para o desenvolvimento do campo das práticas dos serviços de saúde com metodologias inovadoras, riqueza de informações e processos de modelagens contemplando os diferentes arranjos assistenciais e gerenciais do mundo do trabalho.

A AAGAPE, com a missão de contribuir para a transformação dos indivíduos e organizações, por meio da disseminação de conceitos inovadores e estruturantes na gestão, na assistência, ensino e pesquisa à luz dos valores éticos, humanitários e cristãos, atuando desde 2014, desenvolve vários projetos educacionais por meio de parcerias com órgãos de governo, com entidades do terceiro setor bem como aquelas de caráter formativo, cujos objetivos se alinham às questões estatutárias, cabendo destacar os treinamentos de urgência e emergência por ser Centro formador autorizado pela American Heart Association – AHA, os cursos de Pós-graduação, Aprimoramento e Atualização que já contemplaram milhares de participantes nesses 8 anos de experiência e relevante contribuição no cenário de educação profissional.

A experiência institucional do Santa Marcelina Saúde, realiza, no âmbito de suas competências, consultorias e orientações em resposta aos dilemas inerentes à gestão, às necessidades de saúde das pessoas e das populações, contribuindo para a qualificação das práticas assistenciais tendo como pano de fundo as Políticas Públicas de Saúde, missão, visão e valores institucionais.

Em relação à Pesquisa Científica, muito também tem sido feito, tanto por meio do Centro de Pesquisa Clínica (CEPEC), como pesquisas desenvolvidas pelo corpo clínico do Hospital, envolvidos em diferentes programas de Residência Médica e Multiprofissional, na qualidade de proponentes ou em parceria com outras instituições.

O Centro de Ensino e Pesquisa Clínica (CEPEC) foi idealizado em 2008, no Hospital Santa Marcelina de Itaquera, com o objetivo de oferecer a infraestrutura adequada para o desenvolvimento de todas as etapas dos estudos clínicos e epidemiológicos realizados na instituição. Destacam-se os avanços e desenvolvimento de pesquisas e estudos em todas as especialidades médicas e equipe multidisciplinar. Por meio do CEPEC, o Hospital já participou de mais de 320 estudos de pesquisas clínicas, e atualmente possui 60 estudos ativos entre Fase Regulatória, Recrutamento e Acompanhamento. Desde sua inauguração, mais de 1.800 pacientes já foram beneficiados por um protocolo de pesquisa clínica.

A Atenção Primária à Saúde também acolhe muitas pesquisas, tanto de Residentes da área de Saúde da Família como de colaboradores internos e pesquisadores externos vinculados a universidades e institutos de Pesquisa públicos e privados. A Rede formada pelos diferentes níveis de atenção à Saúde, funcionando de uma forma orquestrada atrai a atenção inclusive de pesquisadores e universidades de outros países, que buscam parcerias para o desenvolvimento de pesquisas tendo como cenário a Rede de Saúde e suas potencialidades.


Em decorrência do grande número de pesquisas, o Santa Marcelina Saúde conta com um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). A principal preocupação do CEP é defender os interesses dos participantes da pesquisa, por isso é formado por um colegiado multiprofissional e transdisciplinar, envolvendo inclusive membros da comunidade permitindo analisar as pesquisas propostas em diferentes perspectivas, procurando preservar a integridade e dignidade dos seres humanos envolvidos, independente de influências corporativas e institucionais, visando contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos.

Observa-se que o ensino e a pesquisa têm caminhado de forma complementar, promovendo uma formação assentada nas melhores evidências científicas e procurando estimular o desenvolvimento de pesquisas científicas entre seus colaboradores, nos diferentes níveis de atenção aos quais a instituição encontra-se comprometida. Este cenário diversificado, torna-se promissor no sentido de permitir inúmeras possibilidades, tanto em termos de ensino como de pesquisa. Para unir todas essas forças que impulsionam as ações de Ensino e Pesquisa na instituição a Diretora Presidente do Santa Marcelina Saúde, propôs a criação da Comissão de Pesquisa, órgão colegiado formado por representantes da diretoria do Hospital, do Centro Interdisciplinar de Formação, Ensino e Pesquisa (CIFEP), do Centro de Pesquisa Clínica (CEPEC), do Comitê de Ética em Pesquisas (CEP), da Associação para Aprimoramento da Gestão, Assistência, Pesquisa e Ensino Santa Marcelina (AAGAPE) e da Atenção Primária à Saúde Santa Marcelina.

Para selar essa união e definir os rumos a serem seguidos na instituição em relação à Pesquisa, a Diretoria propôs a construção das “Diretrizes para a Pesquisa Científica no Santa Marcelina Saúde” . Tal iniciativa vem em um tempo muito oportuno, quando o Santa Marcelina completa 60 anos e almeja avançar na consolidação de sua missão de “Oferecer assistência, ensino, pesquisa em saúde, com excelência à luz dos valores éticos, humanitários e Cristãos”.

Alinhada às “Diretrizes para a Pesquisa Científica no Santa Marcelina Saúde” foi proposto a construção de um Sistema de Informações, com inúmeras funcionalidades, para dar suporte ao desenvolvimento das ações pretendidas pela área, possibilitando gerenciar as informações relativas à pesquisa e a produção científica. O que se pretende também em relação ao Sistema de Informações é dar visibilidade interna e externa à pesquisa produzida na instituição.

Neste momento, esse Sistema encontra-se em fase embrionária, mas no link referente a “Submissão de Protocolos de Pesquisa” foi totalmente atualizado, disponibilizando os documentos que regulamentam a pesquisa na instituição, procurando oferecer de maneira prática e objetiva todas as informações que os pesquisadores necessitam para a construção de seus projetos de pesquisa e submissão ao Comitê de Ética e assim obter a devida autorização para execução da mesma. Esse espaço foi preparado com todo o cuidado no sentido de pavimentar o caminho de nossos residentes, colaboradores e toda a comunidade científica vinculada ao Santa Marcelina Saúde que tenha a intenção de desenvolver pesquisa na instituição.

Comissão de pesquisa
Submissão de Protocolo de Pesquisa
Trabalhos científicos
realizados no Santa Marcelina Saúde/Cultura - repositório
Inscrição de Trabalhos em Eventos Científicos
Cursos gratuitos relacionados à Pesquisa
NÚCLEOS DE PESQUISA
AAGAPE
Residência/internato/
estágios - CIFEP
Residência Médica
Regimento Interno dos Programas da COREME
Residência Multiprofissional
Internato
Programa de Estágios
Programa de Moradia - Residência Médica
Editais
Pesquisa Clínica
Comitê Ética em Pesquisa