No dia 19 de outubro, as equipes das unidades Santa Marcelina Saúde vestiram a cor rosa para chamar atenção no combate ao câncer de mama.

A iniciativa institucional faz parte das programações Outubro Rosa no Santa, que visa conscientizar os colaboradores e pacientes sobre os cuidados a serem tomados para prevenir a doença.

A campanha interna Vem de Rosa pro Santa mobilizou diversas áreas como Gestão de Pessoas, Equipe Médica e Administrativa, entre outros.

Nas Unidades Básicas, as equipes além de ornamentar os espaços assistenciais, ao longo do mês tem mobilizado os usuários sobre a campanha de conscientização e a importância de adotar práticas saudáveis para combate a doença.

Sobre o Câncer de Mama

O câncer de mama é um tumor maligno desenvolvido pela multiplicação desordenada de células da mama, sendo considerado o tipo mais comum de câncer nas mulheres, e na maioria dos casos apresentam boas respostas ao tratamento, principalmente quando há diagnóstico precoce.
Como forma de prevenção, o recomendado é estabelecer hábitos saudáveis e a partir dos 50 anos realizar a mamografia regularmente, além do autoexame.
De acordo com o INCA, cerca de 66 mil novos casos podem ser diagnosticados no Brasil ainda este ano. Por isso, além de estabelecer hábitos saudáveis, é necessário o acompanhamento regular de uma equipe de saúde e a realização de exames de apoio ao diagnóstico.

Sobre a Mamografia

A mamografia é uma radiografia das mamas, capaz de identificar alterações suspeitas de câncer antes do surgimento dos sintomas, ou seja, antes que seja notada qualquer alteração nas mamas.
Segundo o Ministério da Saúde, a mamografia de rastreamento deve ser ofertada à mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos, reduzindo a mortalidade por câncer de mama.

Para ofertar assistência adequada e de apoio ao diagnóstico, a unidade hospitalar de Itaquera recebeu um mamógrafo digital da empresa GE Health Care, com apoio e iniciativa do @institutoprotea. O equipamento doado ao Santa Marcelina visa mais conforto e bem-estar para as pacientes durante a realização do exame, que por vezes causa estranheza ou incomodo. O equipamento conta com alto desempenho, qualidade de imagem nos exames realizados, e capacidade para realizar até 18 exames por hora.
O seu formato auxilia na hora de realizar o exame, com a compressão precisa da mama e personalização para cada paciente. O design moderno do mamógrafo foi projetado para gerar mais conforto às pacientes