No dia 24 de março, a Unidade Hospitalar de Itaquaquecetuba completou 25 anos de serviço. Gerenciada pelo Santa Marcelina Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, a instituição atende aos 11 municípios do Alto Tietê, com uma população de cerca de três milhões de habitantes, oferecendo atendimento humanizado e de excelência.
Para celebrar a data, a unidade tem planos de melhorar suas estruturas, ampliar o número de leitos e expandir os tratamentos e linhas assistenciais oferecidas.
Referência em Alta Complexidade: A unidade de Itaquaquecetuba conta com 270 leitos operacionais, seis salas cirúrgicas e seis salas de parto. Realiza aproximadamente 350 partos por mês, cerca de 200 cirurgias do aparelho digestivo, mais de 800 atendimentos de clínica médica, 1.500 sessões de hemodiálise, 30 cirurgias complexas em neurocirurgia e, mais recentemente, 40 cirurgias voltadas ao tratamento de problemas vasculares.
Celebração dos 25 Anos: No dia 25 de março, a unidade realizou uma missa solene, com a presença da Diretora-Presidente, Irmã Rosane Ghedin, do Administrador Hospitalar, Gilberto Navarro Lima, e representantes das demais unidades hospitalares da rede de saúde.
Para tornar a comemoração ainda mais especial, o hospital prestou uma homenagem à cozinheira Abnoan Marcolina de Barros Oliveira, mais conhecida como “Dona Bina”, primeira cozinheira da instituição, em agradecimento aos seus 25 anos de contribuição. Também foi feito um agradecimento ao primeiro paciente internado no hospital, Sr. Valdir Alves da Silva, que passou por um procedimento de retirada do apêndice.
Em seu discurso de agradecimento, a Diretora-Presidente do Santa Marcelina, Irmã Rosane Ghedin, destacou a importância do Hospital de Itaquaquecetuba para a comunidade, como exemplo de gestão pública hospitalar. “Esta data é um marco para a saúde pública dos pacientes do Alto Tietê. Quero agradecer a cada um dos colaboradores que contribuem com a nossa missão e prestam um serviço de qualidade e excelência aos nossos pacientes”, destacou.